Sesc Morada dos Baís recebe exposição fotográfica “Noroeste do Brasil”

Arte e Cultura –  Na semana em que Campo Grande completa 118 anos, o Sesc Morada dos Baís recebe uma exposição que resgata o cotidiano do transporte ferroviário na Capital e no Estado. A exposição fotográfica “Noroeste do Brasil: um trem para o Oeste”, de Rachid Waqued, estará aberta para visitação a partir da vernissage, que ocorre na terça-feira, dia 22, às 19 horas. Permanece no local até o dia 30 de setembro, com visitação de terça a sábado (exceto feriados), das 14h às 20 horas.

 

Rachid ressalta a importância de levar a exposição à Morada dos Baís, prédio histórico, e também porque a linha férrea sofreu mudança no traçado a pedido do dono do imóvel, Bernardo Franco Baís, que tinha grande influência política na Capital à época.

 

Ele lembra que o trem trouxe o desenvolvimento ao Estado e com o fim da circulação as estruturas ganham novas finalidades culturais que chegam à população. As 20 fotos que vão integrar a exposição foram tiradas no período compreendido entre 1985 e 2012, mas a maior parte delas antes de 1996, quando o trem de passageiros deixou de circular. Além de registros na Capital, também outros na região do Pantanal, como Miranda e Porto Esperança.

 

Sobre Rachid Waqued – Filho de pai libanês e mãe nascida em Corumbá, descendente de Sírios, Rachid nasceu em Campo Grande, em 19 de outubro de 1953. É formado em Engenharia Civil pela UFMS, pós-graduado em Marketing. Cursou as faculdades de História e Artes Visuais.

 

Lecionou a disciplina de fotografia, nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, nas Universidades Dom Bosco e Federal do Mato Grosso do Sul.

 

Participou de várias exposições coletivas e realizou 23 exposições individuais. Tem publicado seus trabalhos, sejam fotográficos ou textos relativos a fotografia, em revistas tanto Nacionais e Internacionais. Com trabalhos expostos em vários Museus Nacionais. Tem atuado em pesquisas que visam resgatar e dar visibilidade aos trabalhos dos fotógrafos pioneiros do Mato Grosso do Sul.

 

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Ao longo da próxima semana, haverá uma programação especial em alusão ao aniversário da Capital. Acompanhe no site sesc.ms