Clube de Leitura do Sesc Corumbá tem um dos principais romances modernistas: “Macunaíma”

No dia 27 de agosto, acontece mais um encontro do Clube de Leitura do Sesc Corumbá. Este mês a leitura em debate será sobre a saga “Macunaíma”, de Mário de Andrade, um romance que narra a história de um herói sem caráter, símbolo de um povo que não descobriu sua identidade. O encontro acontece a partir das 18 horas e a entrada é gratuita.

 

O Clube de Leituras do Sesc Corumbá vai se encher de preguiças literárias para viajar nas histórias do maior herói sem caráter. O livro é considerado um retrato do povo brasileiro e expressa o legado de um dos maiores escritores da literatura nacional.

 

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

 

Mário de Andrade publicou ‘Macunaíma’ em 1938. Por falta de editora, a tiragem do romance foi de apenas oitocentos exemplares, mas o livro foi festejado pela crítica modernista por sua inovação narrativa e de linguagem. A obra é uma releitura do folclore, das lendas e mitos do Brasil, escrita numa linguagem popular e oral.

 

O Sesc Corumbá está situado na Rua Treze de Junho, 1703, no Centro. Mais informações podem pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms