Contra o novo coronavírus: Robô borrifador de álcool em gel é criado por acadêmicas da Uems

As acadêmicas, Crislaine de Oliveira Souza Leite e Rosa Ottersbach de França, do Curso de Computação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), unidade de Nova Andradina, criaram um robô que borrifa automaticamente álcool em gel. Em tempos de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19), o álcool em gel 70% é um dos métodos mais eficazes para manter as mãos esterilizadas. Outra vantagem do uso do robô é que ele evita o contato das pessoas com a embalagem de álcool, tornando o processo mais higiênico. Através de um sensor, o robô percebe a aproximação das mãos e dispara o álcool.

 

Acadêmicas, Crislaine e Rosa, com o Robô criado para auxiliar no combate a Covid-19 ( Foto: arquivo pessoal)

 

As alunas são professoras estagiárias no Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional de Nova Andradina (NTM) e trabalham na preparação das aulas teóricas e práticas do curso de robótica realizado no Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT) do munícipio.

 

 

Conversamos com as duas acadêmicas por WhatsApp e elas nos contaram como o projeto surgiu. Crislaine e Rosa explicaram que começaram a pensar como poderiam ajudar com toda essa situação de pandemia mundial, principalmente quando as aulas presenciais voltarem para garantir a segurança e a saúde das crianças. Em sala de aula, elas já trabalham com as peças do Lego Mindstorms Ev3 que possibilita várias configurações e construções interativas.

 

“ Nós começamos a procurar na internet por iniciativas que usassem os kits que já tínhamos. A gente pesquisou e encontrou uma reportagem que falava de duas crianças de Taiwan que desenvolveram um robô semelhante a esse e aí nós tiramos como base. O desenvolvimento do nosso projeto levou em torno de 2 dias. ”, explica a acadêmica Rosa. A acadêmica Crislaine ainda acrescenta que a ideia é despertar nos alunos a curiosidade, fazendo com que eles se tornem mais críticos, dessa forma tornando a aula mais dinâmica e atrativa aos olhos deles, já que se tratam de nativos digitais.

 

O gerente da Uems/Nova Andradina e docente, Sonner Arfux de Figueiredo, não tem dúvidas em como esse aprendizado no estágio será importante para a formação das alunas. “ As acadêmicas desde o início do curso além de participarem dos projetos de extensão oferecidos pelos docentes do curso eram bolsistas do programa PIBID, onde desenvolveram diversas atividades relacionadas ao tema de robótica. Neste sentido ao participarem do Projeto no Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional de Nova Andradina (NTM) tínhamos a total confiança do trabalho a ser desenvolvido tanto pela dedicação quanto no profissionalismo de ambas acadêmicas”.

 

“ Quando as aulas voltarem a gente vai ensinar as crianças a montar o robô e ele vai ficar na porta da sala de aula, quando o aluno entrar e sair ele estará utilizando”, conta Rosa.

 

“ Vale ressaltar que além do robô borrifador de álcool gel, temos também o dance boy, que é um robô que simula movimentos de dança, um piano, com várias cores, sendo que cada cor representa uma nota musical distinta e temos também a roda gigante, o barco Vicking e o Carrossel, cujo objetivo é estudar os movimentos dos motores e suas rotações”, acrescenta Crislaine.

 

Demais robôs montados e desenvolvidos pelas acadêmicas durante o estágio no NTM. (Foto: arquivo pessoal)

 

O projeto das acadêmicas foi apresentado a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Andradina, Kelle Ester, e também ao prefeito, Gilberto Garcia.

 

Acadêmicas da Uems, durante a apresentação do robô na Prefeitura de Nova Andradina. (Foto: Cogecom)

 

Sobre o Projeto Clube Robótica desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM): O objetivo geral é proporcionar aos alunos a curiosidade pela investigação científica através dos conceitos de robótica, e desta maneira estimulá-los no desenvolvimento da criatividade através de atividade lúdicas educativas, que permitam a compreensão do mundo tecnólogico que os cercam facilitando a aprendizagem, despertando a imaginação e o potencial criativo. Alunos do Fundamental II da rede Municipal e Estadual de Ensino e privada podem ter contato no Projeto com o que há de mais moderno em kit de robótica educacional.

 

 

Fonte: Uems

(Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Andradina)