Centro Cultural José Octávio Guizzo oferece oficina gratuita de percussão, em Campo Grande

ZeroUmInforma/ArteECultura – O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), através do Programa Educativo estará com matriculas abertas nos dias 13 e 14 de outubro das 8 às 21h ou enquanto durarem as vagas para a oficina gratuita “Vivência Rítmica: Oficina de Percussão com Chico Simão”, direcionada para pessoas a partir de 12 anos. O curso tem início em 15 de outubro e término em dezembro.

A oficina permitirá desenvolver durante três meses uma vivência com os alunos permitindo o contato e expressão através dos instrumentos de percussão como os tambores de vários tipos, localidades, tamanhos e sons diferentes. Também irá desenvolver a partir do corpo, do movimento de práticas através da percussão corporal. Jogos rítmicos com fundamentos da música como a pulsação, o ritmo, tensão-relaxamento, timbres e ritmo coletivo.

Simao

“Tal vivência refletirá positivamente na atuação e no desenvolvimento humano dos envolvidos, uma vez que é uma atividade em grupo, que privilegia a noção de coletividade, cooperação, paciência, desenvolvimento cognitivo, empatia, percepção, superação, expressão corporal e também a auto expressão e a sensação de pertencimento. Não é preciso conhecimento prévio em música para realizar a oficina”, explica o professor Chico Simão.

Chico Simão iniciou sua carreira em São Paulo, atuando como percussionista em eventos, workshops e apresentações musicais, com bandas e grupos independentes como Olho da Rua, Cia. das Artes Baque Bolado, Cia. Cênica Nau de Ícaros, Kamberimbá e das gravações dos Cds Nação Ameaçada com Afetos e Manifesta, com a Banda do Baque. Formado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e trabalhou como percussionista concursado na Orquestra Sinfônica de Campo Grande de 2007 a 2014.