Cinema e literatura nesta semana no Sesc Corumbá

Na primeira semana de março a programação cultural do Sesc Corumbá traz muito cinema e literatura em debate, ações com participação gratuita. No Cine Sesc Documenta, com sessão nesta quarta-feira, 04/03, às 19 horas, será exibido o longa India´s Daughter (A filha da Índia) (2015), dirigido por Leslee Udwin.

 

O filme conta a história de uma jovem de 23 anos, estudante de medicina, que sofreu um estupro coletivo em um ônibus, em dezembro de 2012, em Nova Delhi, Índia. O crime provocou protestos sem precedentes no país e deu início a uma discussão sobre violência sexual e direitos das mulheres em diversos países. O filme analisa a sociedade e os valores que geram tais atos violentos, e faz um apelo otimista e apaixonado para uma mudança histórica na sociedade indiana.

 

Ao longo de março, por meio de parceria com a plataforma VIDEOCAMP, o Sesc Corumbá vai exibir uma seleção de películas sobre espaços em que estamos, escolhemos e/ou habitamos e como se dão as nossas relações afetivas com esses ambientes que, por vezes são escolhas, por vezes nos são impostos e a maneira como nos relacionamos afetivamente com eles depende de fatores e pessoas outras.  As sessões serão às quintas às 19h e aos sábados, 15h.

 

Nesta semana, em exibição “Mãe só há uma” (2016), longa com direção de Anna Muylaert. Após denúncia Anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude.

 

Tem ainda o começo da “Mostra Tem Mulher na Tela” que exibe na sexta-feira, 06, às 19h30, As mil mulheres (2018), dirigido por Rita Toledo. A convite do filme, quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Estre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta. Ao entrelaçar arte e ativismo, AS MIL MULHERES lança luz às diversas faces do feminismo hoje em dia.

 

E no sábado, no mesmo horário, Ferrugem (2018), de Aly Muritiba, 1h 45min. Brasil. Sinopse: A adolescente Tati adora compartilhar sua vida nas redes sociais. Mas ela precisa amadurecer e lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.

 

Leitura

 

Com encontros sempre no primeiro sábado do mês, às 18h, a Comitiva de Leitores faz Leitura dirigida de textos dramatúrgicos, contos e narrativas curtas, a fim de divulgar literaturas várias e possibilidades cênico literárias e ainda propiciar um ambiente de leituras, debates e trocas de impressões e vivências. Os encontros são acompanhados por moderadores convidados e desta vez a mediadora será Marcelle de Saboya Ravanelli. Ao fim do encontro, haverá sorteio de brinde literário.

 

O Sesc Corumbá está localizado na Rua Treze de junho, 1703, no Centro. Mais informações podem pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação no site sesc.ms