CRP-MS exibe filme inspirado na Lei Maria da Penha em comemoração ao mês da mulher

Em comemoração ao mês da Mulher, o Cineclube do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS) abordará a violência doméstica, exibindo gratuitamente o filme nacional “Vidas Partidas” na quinta-feira (19.03), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

 

Vidas Partidas (Brasil/2016/90min/Drama/14 anos) do diretor Marcos Schechtman é baseado na história verdadeira de Maria da Penha, bioquímica, respeitada que após anos de violência e duas tentativas de assassinato, consegue provar nos tribunais a culpa do marido, dando nome à mais famosa lei contra violência doméstica no mundo.

 

Graça (Laura Schneider) e Raul (Domingos Montagner) são um casal que se apaixonam perdidamente, envolvidos em uma relação ardente provocada por alta passionalidade. Os dois se casam e têm duas filhas, criando uma família perfeita até que, enquanto Graça evolui no trabalho, Raul fica desempregado.

 

Para ajudar, Graça pede que o amigo e ex-marido indique secretamente Raul para uma vaga de professor em uma universidade. Quando consegue o cargo, Raul, aos poucos, torna-se agressivo e possessivo com a esposa, resultando em frequentes cenas de violência doméstica.

 

 

 

Após a apresentação do filme, o público presente participa de um debate, cuja mesa de discussão é composta por profissionais que atuam em áreas relacionadas à temática do filme. E, para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP 14-MS ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

 

O projeto “Cineclube” comemora 12 anos de existência em abril de 2020, e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte.