Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de MS apresenta espetáculo Tia Eva

ZeroUmInforma/ArteECultura – O curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da unidade de Campo Grande, apresentará o espetáculo teatral “Tia Eva”, nos dias 21 e 22 de junho. A peça resulta de um processo de montagem didática, concretizada na disciplina de Técnica de Interpretação Teatral.

A disciplina é ministrada pelo professor, Marcus Villa Góis, e tem o objetivo de que o aluno passe a conhecer e dominar a técnica de interpretação para utilização tanto no exercício da atuação, quanto no processo de ensino-aprendizagem como professor, uma vez que o curso é uma licenciatura em teatro e Dança.

“Para o alcance da proposta de trabalho, os alunos estudaram a execução da arte do ator em diversos contextos artísticos, as técnicas de interpretação vivenciadas desde quando sua transmissão era oral, até a expressão contemporânea manifestando-se a partir de princípios políticos, de expansão da consciência e das comunidades teatrais”, descreveu o professor.

Como forma de aliar teoria e prática, a turma do 3° ano do curso foi dividida em três grupos onde cada coletivo de acadêmicos teve como meta o estudo e a montagem de um espetáculo teatral, a partir de um texto de teatro escolhido por cada grupo. “O grupo dois decidiu realizar uma montagem que pudesse comunicar algo de Mato Grosso do Sul, especialmente de Campo Grande. Para tanto, foi eleito o texto Tia Eva, que apresenta em sua tessitura, uma das mais importantes personagens da cultura popular de Mato Grosso do sul, cuja importância histórica é ímpar para os campo-grandenses”, explicou.

Tia Eva foi uma escrava negra em Jataí, Estado de Goiás, e quando liberta, migrou-se para o MS, fundando sua comunidade na região de Campo Grande, que hoje é um bairro da cidade, e tem o reconhecimento da Fundação Cultural Palmares, como comunidade remanescente de Quilombo.

Outro fator decisivo na escolha do texto foi o fato de que a dramaturgia deste é assinada por uma campo-grandense que pode ser considerada como uma das grandes damas do teatro sul-mato-grossense trata-se da ex-professora da turma, escritora, dramaturga, diretora teatral e atriz Cristina Mato Grosso. O grupo possui grande afinidade com a autora cujo nome completo é Maria Cristina Moreira de Oliveira, que gentilmente autorizou esta montagem didática sem ônus algum para a finalidade proposta, o ato de ensinar.

Foram mais de quatro meses dedicados à montagem envolvendo, leituras, seminários, pesquisas, ensaios, composição de personagens, concepções e confecções de cenários, figurinos e adereços. O trabalho foi orientado pelo professor Doutor Marcus Villa Góis e teve como premissa o desenvolvimento coletivo e colaborativo onde cada função teve a coordenação de integrantes da equipe: