Festival de Cinema Negro no MIS aborda história, memória, origens e cultura

Com uma programação de filmes especialmente selecionada, acontece de 19 a 21 de novembro (terça a quinta) o II Festival de Cinema Negro – Exposição Mostra de Curtas Nacionais, em alusão ao mês da Consciência Negra. O evento contará com exibições gratuitas no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sempre às 19 horas.

 

Com três filmes na seleção feita pelo Estúdio Tranze, o Festival de Cinema Negro aborda a história, a memória, as origens e a valorosa cultura das comunidades negras do Brasil e celebra o Dia da Consciência Negra (comemorado em todo o país em 20 de novembro).

 

Confira a programação:

 

19 de novembro (terça) – ‘Vazante” – O longa explora a solidão e as relações entre raças e gêneros nas margens do Brasil Colonial. Brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem as mazelas derivadas da incomunicabilidade em uma fazenda imponente, na decadente região dos diamantes, em Minas Gerais, no início do século XIX. Direção: Daniela Thomas. Classificação: 14 anos.

 

Confira o trailer aqui

 

20 de novembro (quarta) – “Café com Canela” – Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próprias. Um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante pra ela na juventude. Direção: Glenda Nicásio e Ari Rosa. Classificação: livre.

 

Confira o trailer aqui

 

21 de novembro (quinta) – “Noitada de Samba – Foco de Resistência” – O filme apresenta a história da formação de A Noitada de Samba, que em 1971, em plena ditadura militar, tornou-se um foco de resistência política e cultural, reunindo com frequência compositores e intérpretes dos morros e da periferia. Direção: Cely Leal. Classificação: livre. 

 

Confira o trailer aqui

 

O MIS fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro. A entrada para os eventos é franca.

TV Brasil