Fundação de Cultura apresenta banda internacional ST Fusion no projeto CenaSom

ZeroUmInforma

banda

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta no dia 3 de julho (quinta-feira), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a banda espanhola-nipônica ST Fusion, que trabalha a música japonesa tradicional com o Jazz, Tango, Bossa Nova e Bolero. O show integra a programação do projeto CenaSom, tem duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

Além do show, a banda ST Fusion realizará na Capital sua perfomance pedagógica, um workshop gratuito direcionado para músicos e instrumentistas que contempla aspectos específicos de cada um dos instrumentos do quarteto (piano, baixo, guitarra elétrica e bateria), com ênfase ao trabalho em grupo e como arranjar, compor e executar uma visão conjunta.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8avn0mc5Cew&w=560&h=315]

A banda é formada por quatro integrantes: Satomi Morimoto, Tomás Lopes-Perea Cruz, Sérgio Diaz e Miguel Menescal. Surgiu em Tóquio (Japão) com Satomi Morimoto e Tomás Cruz, das Ilhas Canárias (Espanha) em 2004. Os integrantes da banda possuem formações totalmente diversificadas, traduzindo em um resultado sonoro único.

Desde a sua criação a banda produziu cinco trabalhos discográficos que já foram apresentados em festivais, teatros, auditórios e turnês por toda a Espanha, assim como Portugal, Brasil e Japão.

Em 2010, a banda obteve o primeiro Prêmio Nacional de Música Independente, considerado o melhor álbum de Jazz, com o terceiro trabalho intitulado “3”. Atualmente os músicos apresentam seu quinto trabalho discográfico, “Common Time”, um projeto sólido e carregado de energia.

 Workshop

A primeira parte pretende apresentar e fornecer orientações a respeito dos instrumentos, com materiais técnicos relacionados a cada um. Com isso, tenta auxiliar aqueles que estão começando no campo da música e que pretendem melhorar seu desempenho por meio de estudos.

A segunda parte objetiva o trabalho em grupo e a realização de uma apresentação ao vivo. São muitos os detalhes que uma banda precisa para conseguir um bom resultado em suas composições. Começando com o trabalho rítmico de baixo e bateria, será explicado como se criar boas bases por meio de exercícios.

Além disso, a sessão harmônica (piano e guitarra) dará atenção sobre como embelezar o trabalho rítmico feito anteriormente. É importante uma boa distribuição das funções harmônicas nesta sessão que se dará através de exercícios.

Finalizando com a parte de improvisação ou criação instantânea colocando exemplos tanto com standards como composições da mesma banda, em que serão explicadas as várias visões de improvisação de cada um dos membros da banda em cada contexto. Para todas as atividades será fornecido aos alunos material de estudo de apoio dos temas a serem estudados e áudios (backing track) para facilitar o andamento dos trabalhos.

Serviço

Os ingressos para o show são gratuitos, com limite de 300 lugares e podem ser retirados com uma hora de antecedência do inicio do show.

Já o Workshop gratuito acontecerá também no dia 3 de julho, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, das 14 às 18 horas com 300 vagas. As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta, das 8 às 18 horas pelo e-mail centrocultural.jog@gmail.com com o assunto “Workshop ST Fusion”. Também é possível se inscrever pelo telefone 3317 1795. O candidato deverá informar nome, e-mail e telefones para contato.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

TV Brasil