Funarte institui Laboratório da Cena 2016 encarregado de fazer seleção de projetos

ZeroUmInforma/ArteECultura – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) publicou, na segunda-feira (11), os chamamentos públicos que instituem o Laboratório da Cena 2016. O programa irá selecionar projetos artísticos para a ocupação de seus espaços nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) de junho a novembro de 2016. As inscrições podem ser feitas até 2 de maio.

 “Esse programa é uma forma de potencializar o uso dos espaços da Funarte não só como locais de programação artística aberta ao público, mas também para que os próprios artistas desenvolvam suas pesquisas e seus processos de preparação e ensaios. Várias salas dos espaços da Funarte ficavam parcialmente ociosas ou não tinham uma ocupação regular e essa chamada pública vem com essa intenção, [a de otimizar essa ocupação]”, afirma Leonardo Lessa, diretor do Centro de Artes de Cênicas da Funarte. Esta é a segunda edição do programa.
O Laboratório da Cena irá contemplar propostas que garantam equilíbrio entre a diversidade de linguagens das artes cênicas, sendo que pelo menos uma vaga disponibilizada em cada uma das representações da Funarte nessas cidades será destinada a proponentes iniciantes com, no máximo, três anos de atuação no segmento.
Os projetos de ocupação propostos deverão prever – além das atividades de pesquisa, formação e criação nas áreas de circo, dança, teatro e suas transversalidades – atividades de compartilhamento do trabalho artístico desenvolvido com a comunidade em geral, como encontros, debates e ensaios abertos, com ampla divulgação por meio eletrônico, inclusive. Essas ações deverão ser abertas ao público e gratuitas.
Cada proponente poderá concorrer somente com um projeto de ocupação, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas, bem como associações que abriguem diversos grupos ou companhias, para as quais não há limite de inscrições.
As inscrições podem ser feitas pelo correio (via Sedex) ou presencialmente, com exceção da representação da Funarte em São Paulo, cujos projetos a serem inscritos deverão ser enviados, exclusivamente, via correspondência.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por três técnicos da Funarte, sob coordenação do seu Centro de Artes Cênicas (Ceacen). Entre os critérios que serão avaliados estão relevância artística do projeto, o planejamento das ações complementares de compartilhamento e a conformidade com os objetivos do chamamento público.
Endereços das Representações:
Representação Funarte em Minas Gerais
Rua Januária, 68 | Centro | Belo Horizonte (MG)
CEP: 30110-055
Representação Funarte do Distrito Federal
SDC Setor de Divulgação Cultural lote 2 Eixo Monumental | Brasília (DF)
CEP 70070-350
Representação Funarte de São Paulo
Alameda Nothmann, 1058 | Campos Elíseos | São Paulo (SP)
CEP: 01216-001