Luta pelo direito ao voto abre mostra “Mulheres em Foco” no Museu de Imagem e do Som

ZeroUmInforma/ArteECultura – A tela exibe a luta das mulheres para conquistar o direito de voto no Reino Unido, enfrentando a repressão e as tradições da sociedade patriarcal. Na plateia, pessoas de variadas idades e gêneros, mas que tem em comum o desejo de celebrar uma data especial com resgate histórico e reflexão.

O filme “As Sufragistas” abriu na noite de quarta-feira (8 de março) a Mostra Mulheres em Foco, do Museu da Imagem e do Som. A exibição de filmes – que segue até esta sexta – é realizada em parceria com a Marcha Mundial das Mulheres de Mato Grosso do Sul.

A plateia assistiu à luta de um grupo militante que decide coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas.

Maud enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Com direção de Sarah Gayron, o filme tem no elenco Carey Muligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep. É um drama histórico filmado no Reino Unido e lançado em dezembro de 2015.

Foto: Daniel Reino

“Não podemos esquecer que a data é celebrada hoje em razão da luta de muitas mulheres no século passado. É celebração, mas também um resgate do início de um processo contínuo por direitos iguais, que continua até hoje”, avalia a acadêmica Tamires Andrade.

A mostra continua. Na quinta e na sexta (9 e 10 de março) serão exibidos os filmes “Hija de la Laguna” e “Que horas ela volta?”. A proposta é homenagear as mulheres e seu protagonismo na sociedade, mostrando as diversas facetas das suas atividades na construção da história.

O projeto, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa que ensinar sobre a história e falar sobre o empoderamento das mulheres. Após as exibições haverá debates sobre voto feminino, participação e avanço social.

Serviço

A Mostra Mulheres em Foco é aberta ao público com entrada franca. As exibições acontecem sempre às 19 horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

TV Brasil