Corpomancia: oficina para educadores mostrará como usar jogo de dança em sala de aula

Cada vez mais é necessário utilizar de novos mecanismos para estimular o ensino em sala de aula. Com esse objetivo, o Conectivo Corpomancia idealizou a oficina O Corpo em Jogo para apresentar o jogo Corpomancia que é uma ferramenta para potencializar o aprendizado em ambiente escolar. Ela acontece nos meses de março e início de abril. A prioridade de inscrição é para educadores da rede municipal de ensino e pode ser feita através do site www.jogocorpomancia.com.br/.

 

A proposta tem como objetivo aproximar a dança do universo escolar proporcionando o contato de professores e alunos com recursos lúdicos para a descoberta do movimento no corpo, que podem não somente servir como inspiração às aulas de arte/dança, mas também como recurso para as mais diversas áreas de conhecimento dentro do campo das artes e da educação.

A oficina O Corpo em Jogo será totalmente online e gratuita, com carga horária de 20 horas. Haverá duas turmas com limite de participantes, uma com aulas às quartas-feiras de março (dias 3, 10, 17, 24 e 31) e outra com aulas às quintas-feiras de março (dias 4, 11, 18 e 25) e primeira quinta-feira de abril (dia 1º). As aulas serão sempre a partir das 18h30min.

 

“Nós vamos apresentar o jogo, mostrar como funciona, jogar e nos aprofundar nele, que é uma ferramenta com o propósito de potencializar o ensino dentro da sala de aula. Queremos descobrir juntos com os participantes os melhores caminhos para utilizá-lo, vai ser uma oficina de colaboração mútua”, reflete a artista da dança Paula Bueno, que também criou o jogo.

 

Apesar de ter um público-alvo, caso sobrem vagas, qualquer pessoa que tiver interesse pode participar. Além de Paula Bueno, as artistas da dança e integrantes do Conectivo Corpomancia, Franciella Cavalheri e Jackeline Mourão, ministrarão as aulas.

 

Ainda haverá uma roda de conversa presencial após a finalização do período online, no dia 3 de abril, das 14h às 18h, com a presença das artistas da dança para troca de experiência sobre o jogo e a sua aplicabilidade na escola. O encontro será na Casa de Ensaio e obedecerá às normas de biossegurança estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em virtude da pandemia de Covid-19.

 

Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Morena Cultura e Cidadania, promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande

 

O jogo

 

O jogo Corpomancia é um percurso de tabuleiro, onde se participa de duas a quatro pessoas ou times de jogadores, que devem sortear dados para se mover através das casas e realizar os desafios propostos. O número sorteado é o mesmo número de partes do corpo que vão guiar o movimento do jogador durante sua rodada.

 

Ele foi criado durante a graduação da faculdade de design de Paula. “Entrei em contato com a pesquisa de Rudolf Laban (um dos grandes pensadores/criadores do século XX na experimentação dos fatores de movimento) e no primeiro momento achei limitante como ele classificou os fatores do movimento – espaço, peso e tempo –, mas depois de me aprofundar vi que trazia luz aos movimentos. Logo após eu começar a estudá-lo um professor passou um trabalho que envolvia cinestesia, então conversei com uma colega sobre a dificuldade que as pessoas têm em se movimentar e aí surgiu a ideia de criar o jogo”, lembra a artista.

 

Nessa época ainda não tinha o nome Corpomancia. “Ele ainda era uma teoria, tinha ideia das cartas, dos desafios. Quando me juntei com outros artistas foi amadurecendo e fomos aprimorando sua potencialidade. A partir daí se tornou um jogo-espetáculo e surgiu o Conectivo Corpomancia”, recorda.

 

Para Franciella, Corpomancia é um recurso de abordagem lúdica que pode ajudar bastante nos mais diversos campos de aprendizado, já que traz a consciência corporal. “Podemos relacionar os fatores abordados no jogo com o conteúdo passado em sala de aula, já que ele leva à consciência corporal do jogador, dando autonomia psicomotora. Deste modo, eventualmente, pode ser conectado com diversas abordagens dentro da escola”, afirma.

 

Quem tiver interesse em conhecer o jogo e não puder participar da oficina pode acessar o site www.jogocorpomancia.com.br/ para ler as regras e baixar gratuitamente o tabuleiro. O Conectivo Corpomancia também o vende já com os dados, pinos e tabuleiro.

 

A Casa de Ensaio fica na rua Visconde de Taunay, 203 – esquina com Avenida Afonso Pena –, no bairro Amambaí.

 

Fotos:  Conectivo Corpomancia)