Poemas decoram diversos ambientes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudantes, professores ou servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) certamente já repararam que os corredores, pátios e até mesmo banheiros da Universidade estão mais poéticos. Isso porque esses espaços têm sido decorados com placas e adesivos que ilustram poemas de diversos autores.

 

Cidade Universitária

A iniciativa é parte da campanha institucional Eu Respeito, que possui o objetivo de incentivar valores e metas positivas entre os membros da comunidade acadêmica e a Universidade. Entre estas metas está a criação de um ambiente mais agradável. “O espaço limpo e organizado faz bem para a mente e para o coração. Faço parte da UFMS e tenho orgulho de estar aqui com tudo bonito e bem arrumado”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri.

 

Para muitos, a Universidade é onde passam a maior parte do dia, por isso a importância de locais de trabalho, estudo e convivência convidativos, decorados e organizados. “Olhando pela perspectiva da qualidade de vida, o ambiente compõe nosso meio de convivência. Ambientes agradáveis refletem em atitudes positivas, aumentam o prazer em estar ali e a sensação de pertencimento”, declara a professora Ana Graziele Lourenço, docente de Administração no Campus de Aquidauana.

 

Campus de Paranaíba

As artes foram instaladas em locais com bastante fluxo de pessoas e os versos foram escolhidos após curadoria realizada pela equipe da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). “Não havia um tema específico, buscamos selecionar poemas que despertassem os sentidos e as emoções dos leitores, e para criar um clima de incentivo dentro da campanha Eu Respeito”, explica Maira Camacho, chefe da Divisão de Produção Visual e Gráfica, unidade responsável pelas confecções.

 

Cada peça gráfica tem um estilo gráfico próprio, o que garante que cada novo poema seja diferente do anterior. “Esse processo foi alcançado através da criatividade e sensibilidade dos designers, buscando valorizar os efeitos visuais que completassem o sentido do poema”, conta Maira.

 

Campus de Naviraí

Segundo a professora Ana Graziele, as artes “além de harmonizarem com o ambiente – o projeto gráfico delas é muito bonito – transmitem mensagens positivas e nos induzem a reflexão. Isso é particularmente bacana no ambiente acadêmico, porque tanto alunos quanto professores e técnicos estão imersos na vida acadêmica e se esquecem de olhar por outras perspectivas”.

 

Até o momento, foram produzidas artes baseadas em 24 poemas, mas novas peças já estão em processo de produção.

 

Fonte: UFMS

Texto: Leticia Bueno