Prêmio Arte Monumento Brasil 2016: divulgados os habilitados pela Fundação Nacional de Artes

ZeroUmInforma/ArteECultura – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou nesta sexta-feira (29) a lista de projetos habilitados ao Prêmio Arte Monumento Brasil 2016. Foram inscritos 281 projetos, dos quais 211 foram habilitados. Realizado pela Funarte, em parceria com o Ministério da Cultura e a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, o prêmio vai contemplar 70 projetos de obras permanentes de artes visuais (como monumentos) que visem promover, comemorar e homenagear de forma criativa os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. A premiação será de R$ 30 mil para cada contemplado.

VEJA A RELAÇÃO DOS HABILITADOS CLICANDO AQUI

 Conforme o edital, os interessados terão prazo de dois dias úteis, portanto até a próxima terça (2), para interpor recursos à comissão de habilitação. Os pedidos devem ser encaminhados em formulário próprio, disponível nesta página, para o endereço recurso.eartemonumento16@funarte.gov.br, não cabendo a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição. Na próxima fase, de caráter classificatório, os projetos serão avaliados pela Comissão de Seleção.
Os critérios de seleção de projetos levaram em consideração a excelência quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; a familiaridade com os atributos da chama e dos valores olímpicos; a adequação da linguagem do artista aos objetivos do projeto de exposição permanente e inscrição da sua obra nas poéticas da arte contemporânea; a relevância da obra na localidade onde será afixada ou instalada; a valorização de características culturais locais e regionais; e a capacidade de execução do projeto de acordo com o cronograma apresentado.
A seleção dos projetos habilitados foi feita por uma comissão com sete integrantes, sendo dois da Funarte, um do MinC, um da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, um da Autoridade Pública Olímpica (APO) e mais dois profissionais especialistas em artes visuais nomeados pelo presidente da Funarte.