Professor violonista Marcelo Fernandes faz recitais no exterior

ZeroUmInforma

O violonista Marcelo Fernandes, professor do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), embarcou para uma turnê – até o dia 07 de dezembro – na Alemanha, Suíça e Bélgica, onde fará recitais de violão com repertório brasileiro.

Marcelo Fernandes se apresenta na Alemanha, Suíça e Bélgica (Foto: UFMS)
Marcelo Fernandes se apresenta na Alemanha, Suíça e Bélgica (Foto: UFMS)

Além dos recitais solo, o violonista se apresentará ao lado da Flautista suíça Myrian Dikcson, que é especialista no repertório dos séculos XVII e XVIII. Marcelo também realizará palestras e aulas sobre interpretação da música clássica brasileira, gênero já consolidado no cenário internacional por nomes como Villa Lobos, Carlos Gomes e Radamés Gnattalli e que conta com uma tradição de mais de 300, mas que encontra pouca divulgação em nosso próprio país.

O repertório tocado nesse ciclo de concertos na Europa inclui obras barrocas e clássicas europeias, escritas por compositores como Bach e Sor. Serão apresentados como atrações principais os compositores ligados à música erudita brasileira, como Villa Lobos e Camargo Guarnieri e ainda, obras dos pioneiros do violão popular no Brasil, como João Pernambuco, Dilermando Reis e um músico, que por décadas foi atuante no Mato Grosso do Sul, Levino Albano da Conceição(VEJA VÍDEO ABAIXO).

Marcelo Fernandes tem doutorado em Música e é professor adjunto da UFMS, e, como violonista possui uma extensa carreira, tendo realizado turnês por praticamente todos os Estados brasileiros e em importantes salas de concertos de Portugal, Espanha, Chile, França e Suíça.

Além disso, foi laureado com cinco primeiros prêmios de interpretação e tem trabalhado na popularização da música erudita através de recitais didáticos em escolas e espaços da periferia e de projetos sociais, como o projeto Guri (SP), no qual se apresentou ao lado do Violonista Toquinho, junto aos internos da extinta Febem. A  viagem tem o apoio da Fundação de Cultura do Estado de MS.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=saS4aUd6d9Q&w=420&h=315]

TV Brasil