Projeto da UEMS exibe filmes premiados com entrada franca no Museu da Imagem e do Som

ZeroUmInforma/ArteECultura – O primeiro é um vencedor do Oscar; O segundo premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim; O último conta com uma atriz escolhida como a melhor no Critics Choice Movie Awards (Prêmio Escolha dos Críticos de Cinema). Recheado de boas avaliações e opções, o Cine Cênico, projeto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, exibe três longas metragens especiais entre os dias 21 e 23 de março, sempre a partir das 18 horas, no Museu da Imagem e do Som. A entrada é franca.

As exibições no MIS começam na segunda-feira (21 de março) com o premiado Birdman (Ou A Inesperada Virtude da Ignorância). Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2015 (Além de outras quatro categorias), o filme dirigido por Alejandro Gonzalez Iñarritu apresenta Riggan Thomson (Michael Keaton), que no passado fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural.

Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem, sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Divulgação
Divulgação

Na terça (22 de março) é a vez de Cesar deve Morrer, docudrama assinado pelos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani. Baseado na peça teatral “Júlio César”, de William Shakespeare, é encenado por um grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, localizada em Roma, na Itália. Ao mesmo tempo em que funciona como registro documental, o longa trabalha a ficção por trás da trama original. O filme foi o grande vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2012.

Encerrando as exibições o MIS apresenta na quarta-feira (dia 23 de março) o longa metragem Miss Julie, drama da diretora norueguesa Liv Ullmann. Com uma performance irretocável de Jessica Chastain, atriz premiada pelo Critics Choice Movie Awards, o filme se ambienta na última década do século XIX, no Condado de Fermanagh, na Irlanda do Norte.

Julie (Jessica Chastain), a instável filha de um aristocracia anglo-irlandês, incentiva John (Colin Farrell), um empregado de seu pai, à seduzi-la. Eles flertam desafiando psicológicamente um ao outro. Kathleen (Samantha Morton), a cozinheira, testemunha o jogo entre os amantes. E apesar de perplexa, não conta a ninguém sobre o caso entre Julie e John.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projetos Unidos – O Cine Cênico – inserido este mês no CineMIS – nasceu em 2013 como uma atividade cineclubista que ocorria quinzenalmente aos sábados no auditório da Escola Estadual Hércules Maymone. Atualmente é um projeto de pesquisa e extensão do curso de Artes Cênicas da UEMS, coordenado pelo professor Marcus Villa Góis.

Segundo o coordenador, tem como principal objetivo a promoção de um diálogo entre a academia e a comunidade externa. Essa proposta prevê as exibições de obras cinematográficas seguidas de debate. “É um evento que possibilita a apreciação de obras clássicas de caráter não comercial e a troca de conhecimento entre os participantes”.

As exibições contam com a parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul.

Serviço: As exibições acontecem de segunda a quarta (21 a 23 de março), sempre às 18 horas no Museu da Imagem e do Som, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro. A entrada é franca.

Fonte: Fundação de Cultura de MS