Revista considera sarravulho um dos 10 pratos regionais mais saborosos

ZeroUmInforma

 

Receita pantaneira coloca Corumbá como um destino para se apreciar culinária regional no Brasil (Foto: Reprodução)
Receita pantaneira coloca Corumbá como um destino para se apreciar culinária regional no Brasil (Foto: Reprodução)

O que os corumbaenses já sabem há muito tempo foi evidenciado pela revista da TAM, uma das maiores empresas aéreas nacionais. O sarravulho, prato assimilado pela culinária pantaneira, ficou entre os dez pratos regionais mais saborosos do Brasil.

A revista “TAM nas Nuvens” classifica-o como o prato de sabor forte e aroma marcante como perfeito para paladares carnívoros.  “A mistura resulta em uma refeição equilibrada e suculenta que não agride em nada o paladar. E nem é preciso comer muito para se sentir bem alimentado por um bom tempo”, diz o texto.

De origem portuguesa, segundo a pesquisadora da gastronomia local, Lídia Aguilar Leite, o prato foi adaptado ao gosto pantaneiro. “De Portugal, veio o sarrabulho ou sarravulho, mais precisamente na região do Douro, onde os pratos são feitos a base de carne de porco com os nomes arroz de sarrabulho e papas de sarrabulho, aqui foi transformado no prato típico pelo corumbaense com ingredientes à base de (miúdos de bovino com vinho, lingüiça, calabresa, paio e azeitonas)”.

Em Corumbá, o sarravulho não pode faltar em grandes festas, servido até mesmo como entrada para o tradicional churrasco de chão pantaneiro.

A mídia espontânea (não paga) para Corumbá reforça o potencial turístico e cultural da nossa região e está alinhada ao intenso trabalho do Governo Municipal em consolidar o Turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social da cidade.

Para ter uma ideia do tamanho dessa divulgação, a revista TAM nas Nuvens tem uma tiragem de 150 mil exemplares, circula a bordo de todas as aeronaves da companhia aérea, passa pelas mãos de 3,2 milhões de passageiros de perfil altamente qualificado com disponibilidade de tempo e atenção, e é disponibilizada em três idiomas (português-inglês-espanhol).

Fonte: Prefeitura de Corumbá