17.08 – Circuito PROLER em Aquidauana

CULTURA| Aberta as inscrições para Circuito PROLER de Incentivo à Leitura

No dia 17 de agosto, em Aquidauana, ocorrerá o , oficina ministrada por Mara Calvis – Literatura de Mato Grosso do Sul com vida.

Este circuito tem como objetivo a formação de leitores promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura, dentro e fora da escola. O evento é uma realização da Prefeitura de Aquidauana por meio Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Na oficina terá a apresentação de literatura com temas regionais destacando meio ambiente, resíduos sólidos, qualificação social, legislação ambiental, educação ambiental, empreendedorismo, negócios, marketing, viabilidade de negócios e sustentabilidade ambiental.

Para se inscrever gratuitamente, basta clicar no link: https://forms.gle/9ZFSZcNjEpUQHiHf7

Confira a programação e locais:

ATIVIDADE I

OFICINA: Mara Calvis – Literatura de Mato Grosso do Sul com vida
Data: 17 de agosto, às 7h30min.
Local: Auditório SEMED

Na oficina terá a apresentação de literatura infanto-juvenil sobre temas regionais; usando de sua experiência principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, resíduos sólidos, qualificação social, legislação ambiental, educação ambiental, empreendedorismo, negócios, marketing, viabilidade de negócios e sustentabilidade ambiental e no encerramento terá sorteio do livro da contação de história.

Mara Calvis é sul-mato-grossense, campo-grandense, poetisa e escritora. Lançou 20 livros paradidáticos infanto-juvenil. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tecnóloga em Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Especialista em Docência em Educação Ambiental para Cidadania e Sustentabilidade pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS e mestra em Educação Profissional na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Criadora dos projetos Reciclando Nossas Atitudes e V.I.D.A (Vamos Inovar Doando Amor). De 2007 a 2009 em Fortaleza/CE, atuou como Coordenadora de Políticas Ambientais, da Agenda 21, do Programa de Coleta Seletiva e de Educação Ambiental. Foi Conselheira de Meio Ambiente e Saúde e representante da ANAMA e da Tripartite Ambiental. É membro da União Brasileira de Escritores / MS desde 2012. É membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, cadeira 35.

Prestou serviços como Educadora Ambiental nos Centros de Educação Ambiental de Campo Grande de 2010 a 2012. Incentivadora e foi membro do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Campo Grande de 2012 a 2016. Presta serviços como Educadora Ambiental e de consultoria para Vida Produções.

ATIVIDADE II

CONTAÇÃO DE ESTORIAS: Edu Brincante

Data: 17 de agosto
Manhã: CMEI Ênio de Castro Cabral
Tarde: CMA Emília Nogueira

Edu Brincante será um espetáculo lúdico, a partir de uma pesquisa das narrativas que fazem parte do imaginário popular. O artista utilizando uma linguagem própria para a criação de suas produções, unindo, de forma harmônica, as brincadeiras, cantigas, contos tradicionais, os mitos e lendas. A apresentação será de forma virtual e presencial nas escolas municipais de Aquidauana.

Eduardo de Alcântara Ribeiro é licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Educação Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura – IESFunlec (2015). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Campos Elíseos (2019). Iniciou seus estudos e aperfeiçoamentos no Curso Brincaturas & Teatrices – Oscip Casa de Ensaio – (2002 a 2007). Aprendeu com importantes mestres do teatro, da cultura da infância e literatura. Desenvolve desde 2008 pesquisa e documentação de Cultura infantil, música tradicional da infância, jogos tradicionais, contos, mitos e lendas e compartilha esses conhecimentos em oficinas para crianças, educadores e recriadores.

De 2008 a 2015 atuou como educador-brincante na OSCIP Casa de Ensaio ministrando oficinas de jogos teatrais, jogos tradicionais e coordenou o núcleo de registro e memória da organização. Desde 2015 atua como arte-educador e realiza projetos educacionais e culturais na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS promovendo a circulação de brincadeiras, lendas folclóricas e obras literárias.