Acadêmicos de Jornalismo da UCDB vencem prêmio nacional de produção fotográfica

Os acadêmicos Aline Ferreira e Samuel Godoy, do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) venceram no dia 10 a categoria nacional de produção em fotojornalismo na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) promovida pelo 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que foi transmitido pelo YouTube oficial do evento. O tema apresentado foi a ‘manifestação contra o corte de verbas das universidades’, registrada no dia 15 de maio de 2019, para a disciplina de Fotojornalismo.

 

Para participar da premiação nacional, em outubro eles venceram na mesma categoria regional. “Ter o trabalho acadêmico reconhecido nacionalmente foi muito gratificante. Mostra que a nossa Instituição está no nível de tantas outras que concorreram, seja pela qualidade técnica, seja pela qualidade teórica aplicada na produção. É dar visibilidade às nossas questões, aqui do interior do Brasil, e levá-las a público desta forma. Este trabalho é o resumo não só das aulas de fotojornalismo, mas também de todo o conhecimento adquirido durante o curso”, comemora o acadêmico Samuel Godoy, do 8º semestre de Jornalismo.

 

A parceira de trabalho foi a acadêmica, também do 8º semestre de Jornalismo, Aline Ferreira. “Ter um trabalho reconhecido nacionalmente é uma sensação entre: “meu Deus, será que é verdade mesmo?” e “então quer dizer que somos bons no que fazemos, somos bons profissionais”. Na verdade, até agora não caiu a ficha. Estavamos concorrendo contra universidades reconhecidas no nosso meio, então não estava tão confiante que iríamos ganhar”.

 

O excelente desempenho dos alunos também é comemorado pelo professor Ado Biagi, que ministra a disciplina de Fotojornalismo no curso. “O papel do professor é conduzir, estimular, abrir portas. Mas sem a estrutura que a Universidade Católica Dom Bosco oferece, a confiança da coordenação de Jornalismo e o envolvimento dos alunos, nada disso acontece. O reconhecimento é uma parte importante para qualquer profissional, então é uma felicidade muito grande”, ressalta.