Alunos criam jogo digital em projeto de conclusão do ensino médio Senac-Sesc

 

Alunos do curso Técnico de Programação de Jogos Digitais, do ensino médio integrado do Senac e Sesc, em Campo Grande, apresentaram nesta quarta-feira (28) a criação de um jogo desenvolvido por eles, como conclusão do curso. O Projeto Integrador, que faz parte da metodologia de ensino do Senac, marca o encerramento do curso e é uma estratégia de ensino–aprendizagem, cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante as aulas.

 

Os alunos passaram por várias etapas até darem início à construção do jogo digital, desde o início do curso em 2019. Eles fizeram o desenvolvimento e a programação do jogo, consolidaram a proposta temática, utilizaram metodologias ágeis nas fases de planejamento, execução e implantação, até chegarem na fase da construção de um jogo digital inovador e relevante, com o objetivo de chamar a atenção para a violência infantil. O jogo “Angst” conta a história de uma menina com problemas com o pai violento e vence o jogo quem consegue levá-la em segurança até o quarto.

 

“A gente está muito satisfeito com essa conclusão do curso, muito além do esperado, diante dos desafios que enfrentamos. Tanto pela natureza de ser uma nova iniciativa, mas principalmente pela pandemia, que dificultou muito a execução do projeto, mas que foi superado pela dedicação de todos, alunos, professores e gestores. E mesmo com as limitações, não houve redução na qualidade do aprendizado e do projeto, que foi concluído com sucesso. Um dos fatores cruciais para isso é a metodologia do ensino integrado Senac-Sesc, que favorece o trabalho por competência”, explica o coordenador pedagógico do Senac, Lucas Garcia da Silva.

 

O objetivo da atividade, segundo a diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha, é promover a prática profissional por meio do empreendedorismo e do trabalho em equipe, além de estimular o aprendizado, deixando-o mais dinâmico. “Nossa proposta é preparar esse aluno, para que ele desenvolva habilidades que sejam úteis em qualquer escolha que ele fizer, seja na área da tecnologia ou não. Esperamos que o conhecimento adquirido aqui, de programação, de comunicação, de interação em projetos, que tudo seja útil para a carreira e a vida produtiva deles, com um todo. Trata-se de uma formação completa, que prepara esse jovem para o futuro do mundo do trabalho e os novos modelos de negócio das empresas”, afirma Jordana Duenha.

 

Para a gerente de unidade executiva do Sesc, Marlucy Rodrigues, o projeto foi uma ideia inovadora, de aliar o ensino dos jogos digitais ao ensino médio regular, com excelentes resultados ao longo dos anos. “Percebemos uma evolução muito grande dos alunos com essa interação, desde o aprendizado em sala de aula até a desenvoltura, a melhora na comunicação. E mesmo com as dificuldades encontradas, principalmente pela pandemia, podemos colher um resultado positivo, principalmente em relação às competências adquiridas por esses jovens”, diz.

 

O aluno Lucas Bortucan, de 17 anos, fala com entusiasmo do curso e do aprendizado em jogos digitais. Antes do curso ele pensava em cursar Biologia e agora, com a descoberta das possibilidades, quer fazer Engenharia de Software, e seguir na área de programação. “Não conhecia a programação de jogos e achei muito criativo, diferente de tudo que já vi. Abriu muitas portas para mim, na parte de modelação, programação, que deixaram muitas ideias para eu desenvolver, por ser uma área bem ampla. Gostei muito da área e por isso mudei totalmente o foco da carreira que pretendo seguir”, conta. Outro aluno do curso, Uriel Yamasaki, de 18 anos, com o conhecimento adquirido em sala de aula já tem atuado na área, empreendendo na criação de sites e diz que vai seguir na carreira. “Pretendo atuar com desenvolvimento web ou de jogos, porque gosto das duas vertentes”, afirma.

 

Ensino médio integrado

 

A parceria entre Senac e Sesc MS teve início em fevereiro de 2019, para proporcionar a ampliação da oferta educacional das instituições, por meio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. Os alunos podem cursar ao mesmo tempo as disciplinas curriculares do Ensino Médio, que o habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e cursar o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão.

 

A proposta aprimora o currículo central com uma série de estações que complementam o conhecimento necessário para preparar o jovem para os desafios do futuro do mundo do trabalho e da nova economia digital. Ao longo dos três anos de curso, o objetivo é inserir o aluno nesse meio, trabalhando conceitos de startups, inovação e de empreendedorismo, com eventos que insiram os jovens nesse contexto que já é realidade em muitos países e que em breve chegará de vez no Brasil.