Ancine informa que cinema brasileiro é destaque em festivais em diversos países; são 11 obras

ESTAAQUI

ZeroUmInforma/ArteECultura – Neste mês de abril, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) irá apoiar a participação de onze obras audiovisuais brasileiras em sete festivais e laboratórios ao redor do mundo. Eventos na França, Argentina, Suíça, Estados Unidos e Portugal receberão filmes e projetos com auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras de Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

No Festival International do Filme Ambiental (Fife), que ocorre entre 5 e 12 de abril, em Paris, na França, o Programa da Ancine apoia a presença de A Morte Diária, de Daniel Lentini, que concorre na mostra Competitiva Oficial de Documentários, e de 5 X Chico – o velho e sua gente, de Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes, com exibição na mostra não competitiva Foco Brasil. A mostra dedicada ao Brasil exibe ainda Seca, de Maria Augusta Ramos; A lei da água, de André D’Elia; e a coprodução com a França O jardim da esperança, de Laurence Guenoun.
Para o Bafici – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, que ocorre na capital argentina, de 13 a 24 de abril, segue com apoio da Ancine o longa Carregador 1118, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, selecionado para a Competição Latino Americana. O cinema brasileiro tem representantes também na Competição Oficial Internacional (O espelho, de Rodrigo Lima) e na Competição Vanguarda & Gênero (A morte de J.P. Cuenca, de João Paulo Cuenca, e Boi neon, de Gabriel Mascaro), além de outros títulos exibidos em mostras de caráter não competitivo.
O BAL – Buenos Aires Lab, laboratório realizado no âmbito do Bafici, também vai receber dois projetos com auxílio do programa da Agência: Antônio um dois três, de Leonardo Mouramateus; e Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr.
Na Suíça, na cidade de Nyon, entre os dias 15 e 23, será realizado o Festival Visions du Réel, dedicado ao cinema documental. O Programa de Apoio da Ancine contemplou a participação de três filmes brasileiros em seções competitivas do evento:Retrato de Carmem D., de Isabel Joffily, na Competição Internacional de Longas-Metragens; Satan Satie ou Memórias de um amnésico, de Juruna Mallon e Lucas Parente, na Competição de Médias-Metragens; e Eu vou me piratear, de Daniel Favaretto e Dudu Quintanilha, na Competição de Curtas-Metragens. Também vai à Suíça com apoio da Ancine o projeto 5 casas, de Bruno Gularte Barreto, selecionado no laboratório Pitching du Réel, que ocorre no âmbito do festival.
Já no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, o filme Estive em Lisboa e lembrei de você, de José Barahon, vai participar da Competição Nacional de Longas Metragens também apoiado pela Ancine. O festival ocorre de 20 de abril a 1 de maio, na capital portuguesa.
Fechando a lista, o Programa concedeu apoio ao curta Tem alguém feliz em algum lugar, de Alvaro Furloni e Mario Furloni, selecionado para a Competição de Curtas-Metragens do Festival Internacional de Cinema de São Francisco, que será realizado nos Estados Unidos, de 21 de abril a 5 de maio.
Saiba mais sobre o funcionamento do Programa
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.
Fonte: Ministério da Cultura