21 de maio: Lidiane Duallibi em “Diálogos Musicais”

Segue programação do do projeto Diálogos Musicais Ibero-Americanos, realizado pela ABM (Associação de Bandolins da Madeira) e pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Todas atividades são gratuitas e on-line, o que permite que participantes de qualquer lugar possam participar e vão desde conferências até concertos, como o que será realizado no dia 28 de maio, com a Ocamp (Orquestra de Câmara do Pantanal).

 

No dia 21 (sábado), a partir das 14h acontece o terceiro módulo da oficina promovida por Lidiane Duallibi. Já no período da noite, das 18h às 19h, será realizado o concerto MFIC – Projeto “AWAKENING(S)”, de Portugal.

 

O maestro Eduardo Martinelli vai falar sobre “Arranjos orquestrais”, no dia 28 de maio, das 11h às 13h. As inscrições para a masterclass estão abertas: https://forms.gle/9vqDicUsKeKnA1wJ6. No mesmo dia, às 14h, acontece a conferência “Desafios da produção musical e cultural durante e pós-pandemia em contexto Iberto-Americano”, com Marcos Portinari (Rio de Janeiro) e Lidiane Duallibi (Portugal).

 

A programação do mês de maio termina com uma apresentação da Ocamp, uma das iniciativas do Moinho Cultural. A orquestra, que já tem experiência internacional, vai se apresentar no dia 28, das 21h às 22h.

 

Todas as programações do projeto podem ser acompanhadas nas redes sociais (Facebook e Youtube) da ABM e do Moinho Cultural. O ‘Diálogos Musicais Ibero-Americanos’ busca a aproximação cultural entre a Europa e a América, e, para isso, tem oferecido conhecimento na área de música, por meio de masterclass, conferências e concertos. O projeto conta com apoiadores, como: República Portuguesa, DGArtes, Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, República Portuguesa – Cultura, Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, Funarte e Ibermusicas. São parceiros o Portal das Artes e Ligra.

 

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

 

Inaugurado em Corumbá (MS), em 2004, o Moinho Cultural é uma OSC que oferece para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática. A formação continuada oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. O Moinho também atua na formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.

 

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, Brinks, BTG Pactual, Carai Empreendimentos LTDA, Comper, Instituto Itaú Cultural, Hinove, Rodobens e Criança Esperança, além da a parceria da J.Macêdo, Itaú Social e FecomércioMS-SESC. São parceiros institucionais a Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

 

Serviço

Locais onde a conferência será transmitida:

https://www.youtube.com/user/bandolinsmadeira

https://www.facebook.com/bandolinsmadeira

https://www.facebook.com/IMCultural