Fundação de Cultura de MS divulga selecionados para o curso de documentário

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) divulgou ontem (15), os selecionados para realizarem de forma gratuita o II curso de documentário: MS em Imagens e Sons, promovido pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), em parceria com a TVE Cultura MS.

 

No total foram recebidas 138 inscrições, sendo selecionados 38 participantes e convidadas 5 indígenas Guarani-Kaiowá para iniciarem a primeira etapa do curso com aulas a partir da próxima quarta-feira (20), às 19h, de forma online, todos os selecionados receberão um email confirmando a inscrição e informando o calendário de aulas.

 

O curso será ministrado por Marinete Pinheiro (coordenadora do MIS) e Carlos Diehl (produtor executivo da TVE Cultura MS) e tem por objetivo produzir filmes documentários utilizando material de arquivo/acervo do MIS e da TVE, incentivando também os participantes a aproveitarem seus arquivos pessoais,  usufruindo da estrutura da TVE para edição dos vídeos, e a exibição dos trabalhos entrará na programação da TVE Cultura MS.

 

“O processo de seleção foi muito difícil, pois, o nível dos inscritos estava muito alto, muitas pessoas capacitadas, pesquisadores, professores, profissionais de comunicação, além de estudantes e do público em geral. Procuramos mesclar diversos perfis, tanto etário, quanto de formação e nível de conhecimento prático na área para sermos o mais democrático possível. Um dos fatores decisivos foi a proposta de história que o aluno gostaria de contar, que deveria se aproximar da proposta do curso, que é partir da vivência pessoal para poder falar sobre a realidade regional. Infelizmente devido ao alto número de inscritos, muitas propostas boas ficaram de fora, mas temos certeza que as pessoas selecionadas serão difusoras do conteúdo, como já aconteceu na primeira edição do curso”, comenta Carlos Diehl.

 

“Fizemos o convite a cinco jovens indígenas para participarem das aulas teóricas, pois estão em processo de aprendizagem e realização onde vivem nas aldeias no interior do estado, e com o acesso a internet elas podem participar.  Com isso queremos incentivar a participação feminina no audiovisual, e principalmente, reforçar a proposta de que cada um deve filmar e documentar “sua rua, sua aldeia, sua realidade”, explica Marinete Pinheiro.

 

O curso de documentário: MS em Imagens e Sons é fruto do Prêmio Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM) recebido nesse ano pelo Museu da Imagem e do Som pela ação educativa desenvolvida em 2017 que foi o curso de documentário MS 40 anos em Hist​ó​rias Cinematográficas.

 

Relação dos selecionados:

 

  1. Aline Correa Antonini

  2. Ângela Miracema

  3. Alyson Matheus

  4. Álvaro Banducci Jr.

  5. Bruna Leticia Nunes Viana

  6. Beatriz Bogarim

  7. Celso Higa

  8. Cleverson de Oliveira

  9. Débora Alves

  10. Eliene Smith

  11. Diogo do Espírito Santo

  12. Fernando de Almeida Loureiro

  13. Fernando Hassessian

  14. Geiciane Feitosa de Souza

  15. Guilherme Cavalcante

  16. Henrique Seiko Arakaki

  17. Jacy Curado

  18. Karen Freitas

  19. Lucas Myhaira dos Santos

  20. Luciana Scanoni

  21. Lidiane K. Borges

  22. Maria Gabriela Souza Dias

  23. Marcelle Saboya

  24. Maristela Benites

  25. Matheus Loureiro

  26. Márcio José Dantas

  27. Nicoly Vargas

  28. Raylson Chaves

  29. Rhaony de Aquino Barreto

  30. Romilda Pizani

  31. Sheila Azevedo

  32. Sandra Freitas

  33. Simone Mamede

  34. Thays Regina Biehl

  35. Thauanny Maíra dos Santos

  36. Vagner dos Santos

  37. Vitor Zan

  38. Willyam Stevan Nicolay

 

 

Relação das indígenas convidadas:

 

1.Daniela Jorge João

2.Geminiana Barbosa

3.Lunici Barbosa Pedro

4.Vanderlei Rocha

5.Rosicleide Vilhalva