Grupo amplia trabalho e dedica serestas também a pacientes internados do HU-UFGD

Quem canta os males espanta, diz o dito popular, que muito bem se aplica nestes tempos de distanciamento, isolamento, quarentena, pandemia, e tantos desafios e incertezas. O grupo Seresteiros do HU-UFGD existe desde 2015, levando música a pacientes e colaboradores no período natalino, pelos corredores do hospital. Com a pandemia, surgiu a ideia de produzir homenagens em forma de “vídeo-serestas” dedicadas aos trabalhadores do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), sendo a última em parceira com a Orquestra UFGD.

 

É um trabalho tão amoroso, cheio de emoção e calor humano, que o projeto teve grande aceitação e, no último mês, acabou se ampliando. Agora, além das canções dedicadas aos colegas colaboradores, os Seresteiros também vêm fazendo a “Seresta pra Você” dirigida a um paciente por vez. “É mais um carinho e uma forma de apoiar e levar amor a quem está internado”, comenta a psicóloga da UTI Adulto, Francyelle Lima.

 

“Até o momento, produzimos três Serestas pra Você, com o cuidado de escolher o estilo musical ou música específica de preferência da pessoa homenageada, com a mediação da psicóloga Francyelle, que acompanha de perto os pacientes. É sempre um desafio, pois o tempo de produção é bem curtinho, a gente tem normalmente dois dias, mas é extremamente gratificante ver como a mensagem emociona e acalenta a pessoa que a recebe. É o que faz valer todo o esforço”, conta a pedagoga do HU-UFGD, Laura Cyrineu Munhoz e Silva, coordenadora do projeto e regente dos Seresteiros.

 

O processo de produção é todo remoto. Cada participante grava sua parte na música e envia para Laura, que edita e finaliza o vídeo, e o disponibiliza num link fechado, para ser apresentado ao paciente.

 

Tecnologia que aproxima

 

 

hu
Conte Comigo no HU

 

Além do trabalho com o grupo dos Seresteiros, a pedagoga Laura também é responsável pela Brinquedoteca do HU-UFGD, fechada desde março devido às medidas de contingenciamento por conta da pandemia. Explorando outras possibilidades lúdicas, possíveis de forma remota, Laura tem feito contação de histórias a distância, também no formato de vídeo gravado, para atender especificamente um menino que está em internação prolongada na Pediatria.

 

“Eu faço a contação de história para ele duas vezes por semana, há cerca de um mês e meio. Cada vídeo leva praticamente um dia todo de trabalho, entre ensaiar, gravar e editar. Depois coloco num link fechado e ele assiste no hospital, acompanhado pela Terapeuta Ocupacional Cleide Guarizo. Tudo graças à tecnologia. Tem sido um tempo de grandes descobertas”, comenta Laura.

 

Veja AQUI uma sessão do “Conte Comigo no HU”, que é o nome do projeto de contação de histórias.

 

Seresteiros em ação

Confira os vídeos produzidos pelos Seresteiros do HU-UFGD, desde abril deste ano:

Dias Melhores – https://youtu.be/Q-AHJSHL08U

Tocando em Frente – https://youtu.be/wL3kFCEiHH0

Paciência – https://youtu.be/x4lwuHbf9UE

Seresta pra Giovana – https://youtu.be/DUZSkhGYDgY

Seresta pro César – https://youtu.be/bg5odhqLTZQ

Fonte: Unidade de Comunicação HU-UFGD