Produção em Foco promove palestras e oficinas online para fortalecer cadeia criativa

A Fuá Produções, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento na área de produção cultural e contribuir com o fortalecimento da cadeia da economia criativa, realiza a primeira edição do Produção em Foco – projeto que visa a qualificação de artistas, produtores culturais e não produtores para o fomento das artes em geral. Com três ciclos de palestras e oficinas, o evento já está com inscrições abertas para o primeiro eixo, que tem como temática central a “Gestão Cultural”, que acontecerá de 21 a 24 de outubro em formato online.

Trata-se de um projeto de qualificação profissional com outras atividades que irão acontecer nos meses de novembro e dezembro. “O Produção em Foco tem como público-alvo produtores e não produtores culturais, os profissionais convidados para ministrar as oficinas e as palestras possuem extensa experiência e muitos são reconhecidos nacionalmente dentro de sua área de atuação, acredito que possam contribuir muito com as discussões e com a qualificação profissional de quem participar”, explica a idealizadora do projeto e coordenadora da Fuá Produções Culturais, Julia Basso.

Os interessados em participar do evento devem fazer inscrição pelo site (www.producaoemfoco.com.br). As palestras são gratuitas e as oficinas possuem uma taxa de R$ 20. As pessoas que não tenham como custear a inscrição podem solicitar isenção do valor junto ao formulário comprovando baixa renda. O pedido será avaliado pela comissão do projeto.

As atividades irão reunir profissionais de norte a sul do Brasil, com excelência na área de produção cultural. Tudo para oferecer às pessoas os temas mais atuais que permeiam a profissão de produtor cultural e ainda criar um ambiente de conhecimento no qual os participantes possam tanto criar uma rede de contatos como conhecer a realidade do mercado cultural de diferentes partes do País.

Programação – No ciclo I, a temática de Gestão Cultural será trabalhada com quatro profissionais de diferentes estados (São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Pará), como detalha Julia Basso. “São convidadas de fora e da nossa região, profissionais, mulheres, respeitadas e de renome no mercado nacional. Elas que estão aí fazendo e acontecendo e com certeza tem muito a contribuir com suas diferentes experiências”.

Entre elas está a jornalista Úrsula Vidal, do Estado do Pará, jornalista e ativista social com  atuação internacional frente às mudanças climáticas, com forte liderança dentro do Projeto Climate Reality da Fundação Al Gore e, recentemente, coordenou o trabalho de articulação e execução da Lei Aldir Blanc (LAB) pelos estados, a frente do cargo de secretária Estadual de Cultura do Pará.

A abertura do evento ficará nas mãos de Isaura Botelho, de São Paulo, doutora em Ação Cultural pela USP, ela já trabalhou na Funarte e acompanhou de perto a criação do Ministério da Cultura, em 1985. Atualmente, presta serviços de consultoria a instituições como o próprio Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, Sesc SP, IBGE, etc.

Nesta primeira fase, serão duas palestras e duas oficinas práticas. “Esse é o primeiro ciclo do projeto ‘Produção em Foco’, no qual vamos abordar temas que permeiam a Gestão Cultural, como conceito, prática, gestão  de eventos, gestão e políticas públicas, etc. Em seguida, nos meses de novembro e dezembro, teremos outros dois ciclos de atividades”, detalha Julia.

A ideia é que o projeto seja feito por etapas a fim de ter o melhor rendimento possível. Tanto que o Ciclo II “Formação de Público” será realizado em novembro e o Ciclo III “Investimento à Cultura” será promovido no mês de dezembro.

“Optamos por oferecer pausas entre uma programação e outra exatamente para que o público interessado possa participar da maior quantidade de atividades possíveis e, ainda, propiciar esse intervalo de assimilação entre um conteúdo e outro, sem exaurir a psique de ninguém, considerando que estamos todos, de alguma maneira, sobrecarregados e com muitas atividades online neste período de pandemia em que todos sentimos de algum modo os efeitos”, pontua.

A programação do Ciclo I e outros detalhes do projeto Produção em Foco já estão disponíveis no site. Outras informações também podem ser acompanhadas nas redes sociais, Instagram e Facebook (@fuaproducoes).

O Produção em Foco foi contemplado com recurso do FMIC – Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, órgão vinculado à Prefeitura de Campo Grande.