”História do Cristianismos como você nunca viu” traz informações sobre a igreja primitiva; vídeo

Por Maressa Mendonça – Com linguagem simples e riqueza de conteúdo,  pastor conta a “História do Cristianismo como você nunca viu”

 

A série disponível no Youtube traz informações sobre a igreja primitiva, Reforma Protestante e a relação entre religião e Estado

 

Felipe Breder: “É uma narrativa envolvente que demonstra a soberania de Deus”

 

A linguagem é simples, mas o conteúdo é rico. São mais de dois mil anos de relatos sobre os cristãos resumidos em seis vídeos e disponibilizadas gratuitamente no Youtube. Em “A História do Cristianismo Como Você Nunca Viu”, o pastor batista e teólogo Filipe Breder conta de maneira criativa fatos sobre a origem da igreja, a relação dela com o estado e a Reforma Protestante. É uma narrativa envolvente que demonstra a soberania de Deus em todo o tempo.

 

Filipe teve a ideia de criar o documentário no ano passado após sentir falta de conteúdos teológicos mais acessíveis e até divertidos. Inspirado no Canal Nostalgia, conhecido pelos vídeos sobre história, ele decidiu manter o formato semelhante, mas com o tema voltado para o cristianismo.

 

O projeto foi aprovado pela 1ª Igreja Batista de Campo Grande, onde ele congrega, e recebeu patrocínio do Seminário Batista Sul-Mato-Grossense. Após seis meses de pesquisa, o primeiro episódio da série foi ao ar para responder “como um pequeno grupo da Palestina  no 1º século se tornou a maior religião do mundo” e o porquê desta crença ainda hoje influenciar pessoas no mundo inteiro.

 

Depois destes, outros episódios apresentaram pontos importantes sobre a relação da igreja com o estado, a Reforma Protestante, as doutrinas calvinistas e arminiana, os grandes avivamentos e muitas outras histórias.

 

“A igreja evangélica, a igreja cristã cresce muito no Brasil, mas de uma maneira  desproporcional de pessoas que não conhecem a sua própria história, não conhecem a sua teologia”, analisa Filipe. “Muita gente fala que é evangélico, que é cristão, mas não sabe o que foi a Reforma Protestante, por exemplo. Então nós vimos essa necessidade de ensinar, de mostrar a nossa própria história para as pessoas”. 

 

Juntos, os vídeos têm mais de 1,3 milhões de visualizações, sendo reconhecidos não só pelos evangélicos.  “Tem uma vertente protestante, mas mesmo assim nós buscamos sempre tratar com muito respeito as outras vertentes, tentando manter o equilíbrio e trazendo uma verdade histórica do que realmente aconteceu”.

 

Filipe ressalta que as falhas presentes na história do cristianismo e da igreja não foram omitidas na série. “A gente mostra os nossos próprios defeitos e também que Deus sempre esteve soberano nessa história”.

 

 

“A História do Cristianismo Como Você Nunca Viu” é uma produção da Escola do Discípulo da 1ª Igreja Batista de Campo Grande. Além de aulas presenciais, a escola, coordenada pelos pastores batistas e teólogos Yuri Breder e Filipe Breder, oferece cursos de ensino cristão gratuitamente no Youtube.

 

Filipe Breder, o co-produtor Yuri Breder e o editor de imagens Joe Emanuel 

 

 

Ficha Técnica dos vídeos.

Direção – Filipe Breder 

Roteiro – Filipe Breder, Yuri Breder

Montagem e Edição – Joelson Emanuel

Produção – Escola do Discípulo, Primeira Batista de Campo Grande, Seminário Batista Sul-Mato-Grossense

Cenografia e Fotografia – Jessica Machado

 

 

Assista: