Mostra de Cinema Francês é atração do Projeto CineMIS deste mês de junho

ZeroUmInforma

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza  de hoje (10) ao  dia 14 de junho, no Museu da Imagem e do Som, a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições têm entrada franca.  [youtube http://www.youtube.com/watch?v=409W8TzFT8Q&w=420&h=315] (Les amants du Pont-Neuf trailer – Juliette Binoche 1991/Youtube)

Antecipando as comemorações do 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses (Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa), o CineMIS apresenta uma seleção de filmes que marcam o caráter heterogêneo da produção local. A curadoria é de Essi Rafael e Thiago Andrade.

“A pluralidade do cinema francês é inegável. Portanto, optou-se por selecionar filmes que apontem para essa diversidade. A política, os relacionamentos e o mundo árabe compõem esse pequeno recorte, que se estende pelas últimas quatro décadas dessa cinematografia”, afirma Thiago.

Mesmo no caso do grego Costa-Gravas, que dirige o filme “Z”, a relação com o cinema francês é explícita: os atores Louis Trintignant e Yves Montand, assim como o diretor de fotografia Raoul Coutard, são nomes fundamentais dessa cinematografia.

“A Mostra Cinema Francês, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção francesa, atualiza estes laços entre Brasil e França e dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

No último dia de exibição, 14 de junho, haverá um debate com o público e os curadores da Mostra, Essi Rafael e Thiago Andrade. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19h. Serão exibidos em idioma original com legendas em português os filmes O Profeta, Os Amantes de Pont-Neuf, Persépolis, Z e A História de Adèle H.

Serviço

O Projeto Cine MIS – Mostra de Cinema Francês acontece de 10 a14 de junho, às 19h, com entrada gratuita. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178 ou pelo e-mail: mis.de.ms@gmail.com.

TV Brasil