Festival América do Sul: programação está com várias atrações regionais

Ao apostar na diversidade artística e na criatividade de artistas de nosso Estado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionou por edital projetos e espetáculos nas áreas de música, teatro, circo, dança e cinema que marcam a programação do 14º Festival América do Sul Pantanal.

 

Ao todo foram selecionadas nove apresentações musicais, um curta-metragem e um longa na área de audiovisual e seis atrações de teatro, circo e dança. Toda a programação é aberta o público e acontece em diferentes pontos de Corumbá e em Ladário e até Puerto Quijarro entre 24 e 27 de maio.

 

Confira as atrações:

Música

A seleção de projetos musicais recebeu 48 propostas avaliadas pelo pro-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira, pelo professor de música Francisco Tiago Simão e pelo Analista de Atividades Culturais da FCMS, Vitor Hugo de Souza Silva Maia.

Para apresentações no Palco Rio Paraguai foram selecionadas as seguintes propostas: Dami Baz, Marcos Assunção Fábio Kaida e O Santo Chico. Já nos palcos alternativos o agito fica por conta do Coletivo Veraju, Codinome Winchester, Gilson Espíndola, Falange da Rima e Arduará.

Cinema

A comissão designada para avaliar os filmes exibidos na programação do Festival América do Sul Pantanal – formada pela diretora e produtora Mariana Sena Madureira Figueiró e por Gabriel Felipe Félix – recebeu seis envelopes. Após avaliação final, seguindo as regras do edital, foram selecionadas as seguintes propostas: o curta-metragem “Irmãos de Almas” e os longas “Raiz do Vértice” e “50 Anos Grupo Acaba – Canta Dores do Pantanal”. Todos serão exibidos na Praça do CEU, em Corumbá, na Casa de Cultura de Ladário e no Centro de Convenções Miguel Gomez.

Teatro, Circo e Dança

A comissão de seleção das Artes Cênicas do FASP – formada pelo professor doutor Marcelo Victor da Rosa, da UFMS, pela professora de Artes Cênicas Tatiana Vieira e pelo autor, diretor e produtor teatral Salim Ramos Hassan – recebeu 22 inscrições de diversos coletivos e grupos de todo o Estado.

Para as apresentações de teatro foram selecionados os espetáculos “Meu mano humano”, da Cia. Última Hora de Artes Cênicas e “O diário de Madalena”, do Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática/AACP.

O selecionado como atração circense foi “Quem Matou o Morto?”, da Cia. Theastai de Artes Cênicas. Já os projetos de dança escolhidos foram “Plagium?”, da Associação Cultural Dançurbana e “Beba-me”, da Tez Companhia de Dança.

As apresentações acontecem na Praça da Liberdade, em Puerto Quijarro, Ladário, Porto Geral e na Praça Generoso Ponce. Sempre com entrada franca.