Divulgadas as 20 obras selecionadas pelo prêmio literário 200 anos de Independência

A Secretaria Especial da Cultura divulgou o resultado final do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 anos de Independência – que será celebrada em 2022. Ao todo, foram selecionadas 20 obras literárias. Cada um dos vencedores receberá R$ 30 mil – totalizando R$ 600 mil em premiação. O resultado final do concurso foi publicado nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União.

 

Veja aqui a lista completa com as obras selecionadas.

 

Segundo o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, a premiação é um estímulo à cidadania. “Abordar a temática dos 200 Anos de Independência é uma excelente forma de promover e incentivar uma literatura que reflita a história e cultura do povo brasileiro, incentivando e fortalecendo a cidadania”, disse. Alvim ainda destacou a importância destas ações para movimentar o setor literário. “Além disso, essas premiações também ajudam a movimentar o mercado literário, com o lançamento de livros de qualidade que podem auxiliar na formação de novos leitores e também de quem já tem o hábito da leitura”, concluiu.

 

Devido à importância do tema, a Secretaria Especial da Cultura planeja lançar outros editais semelhantes até 2022, buscando inovar em relação ao formato e gênero das obras. Para 2020, a proposta é selecionar ensaios literários sobre os 200 anos da Independência. Segundo o secretário da Economia Criativa, Reynaldo Campanatti, “no âmbito das políticas públicas para o setor do livro e da leitura, é estratégico estimular a criatividade e a produção dos autores de todo o Brasil, assim como a promoção de suas obras”.

 

Nota máxima

 

Uma situação inusitada ocorreu no final da seleção do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária: os cinco primeiros colocados obtiveram a nota máxima possível para este prêmio. Diante do empate técnico, de acordo com as normas do edital, foi necessário fazer um sorteio para decidir a colocação de cada um deles. Deste modo, Guilherme Campos de Macedo, do Rio de Janeiro, ficou na primeira colocação, com a obra “A Casa do Grito”.

 

Tendo como pano de fundo a pintura “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, a novela conta a história de um idoso, ex-funcionário do Museu do Ipiranga, uma índia e uma jornalista negra, seu passado e o presente. O autor, que escreveu a obra exclusivamente para concorrer ao edital, acredita que o prêmio pode ajudar na publicação do livro. José Cupertino de Freitas Júnior, vencedor pelo livro “Harmonia dos Álvares”, já tem obras publicadas e vê a premiação como uma coroação do esforço e dedicação à carreira de escritor. Apesar de ser um livro de contos, sua obra conta a trajetória de uma família e de seus integrantes desde a época da independência, tendo a harmonia como fio condutor.

 

Há também dois livros de poesia entre os cinco premiados com nota máxima: “Versons da Pátria Filho”, de Dilson Solidade Lima, e “Ideário Poético da Independência”, de Ronaldo Henrique Barbosa Júnior. Segundo Dilson, que já possui outras obras de poesia publicadas, o prêmio é uma espécie de trampolim para novos autores terem seu trabalho divulgado para o grande público. Já para Ronaldo, de apenas 23 anos, o prêmio, tanto pela qualidade das obras selecionadas, quanto do comitê de seleção, é um indicativo da qualidade de seu trabalho e, portanto, de que está no caminho certo como escritor.

 

Processo de seleção

 

Ao todo, 132 livros inéditos de todo o País, com mais de 49 páginas, foram habilitados e participaram do processo de seleção. A comissão técnica foi formada por 12 especialistas da área e professores universitários renomados, que tiveram a responsabilidade de ler todas as obras e avaliá-las, segundo critérios como criatividade e originalidade, qualidade literária, clareza e objetividade e contribuição à cultura nacional. Além disso, uma pontuação extra era concedida aos autores que apresentassem, no momento da inscrição, uma carta de manifestação de interesse de Editora em publicar da obra.