Curso de Música e Movimento Coral realizam evento on-line e gratuito sobre regência

O curso de Música e o Movimento Coral da UFMS realizam o 1º Regência em Pauta evento on-line, gratuito, que reúne professores de música da Instituição e de outras universidades brasileiras para dialogar sobre regência e canto coral. A iniciativa é organizada pelos professores do curso de música, Jorge Geraldo e Manoel Camara Rasslan. “O evento é aberto ao público, para todos os interessados em canto coral e regência e é uma atividade bem importante para a área”, menciona Manoel.

 

Professor Jorge Geraldo complementa que o evento é um intercâmbio de conhecimentos relacionados à música e uma oportunidade de contribuir com a formação musical tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. “Esta extensão é uma forma de ajudar na formação dentro do âmbito do ensino da Universidade, mas também levar essa experiência para esses profissionais que estão atuando numa forma de reciclagem, formação continuada, pessoas que não têm acesso ao ensino superior, mas que atuam em coros no Brasil e, nesse momento, têm a oportunidade de correr atrás de formação. Então, acho que esse foi o objetivo do curso”, pontua.

 

O professor Jorge Geraldo especifica que o 1º Regência em Pauta irá abordar temas relacionados ao universo da regência e canto coral, isto é, da música vocal renascentista, saúde do regente, o papel do regente enquanto educador e repertório.

 

As atividades serão realizadas por meio da plataforma Zoom e estão agendadas sempre para as quintas-feiras (10, 17 e 24 de setembro e 1º de outubro) e terão início às 19 horas (horário de MS). As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 10 de setembro. “O bom de ser um evento remoto é que podemos alcançar um público maior. Por isso, as vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição. Espero que todos que tentem se inscrever participem”, comenta Jorge Geraldo.

 

Manoel Rasslan enfatiza que as inscrições serão encerradas quando as salas virtuais não comportarem mais inscritos. “No começo da pandemia, houve uma crescente busca por lives, a solução encontrada foi fazer transmissões para comunicar o trabalho, comunicar o conhecimento. Hoje, as pessoas estão com interesses específicos, como vimos em outros eventos do Movimento Coral, por exemplo, então temos a limitação da tecnologia e, por isso, para manter a qualidade do evento quando as salas forem preenchidas encerraremos as inscrições”.

 

Os interessados em participar das atividades devem preencher o Formulário disponível on-line e em seguida irão receber por e-mail as informações para acessar as salas do curso e a dinâmica do curso. O 1º Regência em Pauta valerá certificado e para recebê-lo os alunos deverão efetuar inscrição e acompanhar todas as atividades.

 

Confira a programação:

10 de setembro

19h – Música vocal renascentista: formações corais e sonoridade – ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini (Unicamp)

20h40 – O regente-educador: aspectos pedagógicos no trabalho coral – ministrada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Gaborim Moreira (UFMS)

17 de setembro

19h – O preparo vocal e a construção da sonoridade coral – ministrada pelo Prof. Dr. Angelo José Fernandes (Unicamp)

20h40 – A saúde do regente: um olhar para os fatores de risco e estratégias de prevenção – ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Augusto Mendes Geraldo (UFMS)

24 de setembro

19h – O repertório coral e a formação do regente coral brasileiro – ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Luís Garbuio (UFBA)

20h40 – Trajetória do canto coral em Mato Grosso do Sul: práticas e perspectivas – ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Camara Rasslan (UFMS)

1º de outubro

19h – A literatura coral brasileira no século XXI: compositores da Paraíba e Rio Grande do Norte – ministrada pelo Prof. Dr. Vladimir Silva (UFCG)

 

 

Fonte: UFMS