Até 09.08 – Inscrições para Orquestra Experimental Comunitária da UFMS

A Orquestra Experimental Comunitária da UFMS está com inscrições abertas para quem quer estudar música, na Cidade Universitária. Ao todo, são 21 vagas disponíveis e os interessados têm até o dia 9 de agosto. Para participar, os candidatos devem ter o instrumento, além do conhecimento básico sobre a leitura de partituras.

 

 

O coordenador do Núcleo Sinfônico da UFMS, Jorge Geraldo, afirma que a iniciativa tem o objetivo de promover o ensino da música, por meio da preparação de repertórios para apresentações. “É uma prática com instrumentos de orquestra e de banda, todos no mesmo conjunto. Os participantes aprendem música fazendo música”, frisa.

 

 

O projeto permite atividades de ensino e extensão. O coordenador conta que tem se surpreendido com os resultados da iniciativa. “É uma ação dentro do Núcleo Sinfônico. Até o momento, estamos surpresos com a procura e também com a evolução, em tão pouco tempo. Começamos só em abril, mas mesmo assim, conseguimos preparar duas peças musicais para compor uma apresentação junto com a Orquestra Sinfônica”.

 

 

Já foram realizadas apresentações da Orquestra no primeiro semestre e o coordenador acredita que a tendência é que o trabalho cresça ainda mais. “Pela procura que as pessoas têm manifestado, acredito que até o final do ano tenhamos um grupo maior e um repertório bem interessante, para que todos possam assistir”, diz.

 

 

O grupo abriu inscrições para as oportunidades remanescentes nos seguintes instrumentos: flauta (1 vaga), oboé (2 vagas), fagote (1 vaga), clarineta (3 vagas), trompa (2 vagas), trombone (3 vagas), viola (3 vagas), violoncelo (2 vagas), contrabaixo (2 vagas) e percussão (2 vagas). A Orquestra tem previsão de iniciar os ensaios no dia 16 de agosto e seguir até o fim de novembro.

 

 

Os interessados devem ter ao menos 14 anos de idade, conhecimento para leitura básica de partitura e possuir instrumento próprio, além de ter disponibilidade para participar dos ensaios. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição, além de enviar um vídeo executando a partitura disponibilizada. O projeto não oferece remuneração para os participantes das atividades.