Estado fomenta produção literária por meio da Fundação de Cultura de MS

ZeroUmInforma

livros

A Fundação de Cultura do governo do Estado (FCMS) tem desenvolvido políticas públicas de incentivo à leitura. A edição de mais de 170 livros de autores regionais, com temáticas diversas que tratam desde o registro e a recuperação da identidade sul-mato-grossense, bem como outros temas que enriquecem o acervo bibliográfico de Mato Grosso do Sul, fomentando o surgimento de novos autores, divulgando a produção regional e valorizando a literatura no Estado nesses últimos anos é resultante dessas políticas.

Nesse sentido a FCMS já publicou em sete anos mais de cinqüenta autores, destacando entre esses: Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense de Rubens Moraes da Costa Marques, Aymi, Cheiros e Sabores de Iracema Sampaio, História da Arquitetura de MS – Origens e trajetórias de Ângelo Arruda, Sonhos e Pesadelos de Mato Grosso do Sul de Walfrido Silva, Salas de Sonhos Vol. I de Marinete Pinheiro, Para encontrar o azul em encontro de Pássaros, de Manoel de Barros, Teatro em Questão e Cultura em Questão de Cristina Mato Grosso, Os Pioneiros – A origem da música sertaneja de Mato Grosso do Sul.

Tanto autores iniciantes como os já consagrados no Estado foram contemplados para que suas obras pudessem ser publicadas. Dessa forma, o incentivo permite que a produção literária esteja a todo vapor, despertando novos talentos e cultivando aqueles que já trilharam uma caminhada na vertente literária. Para a escritora Sandra Andrade o incentivo dado pelos investimentos da FCMS na produção literária é um divisor de águas entre produzir e publicar sem um patrocínio. ”Esse incentivo favorece a nossa caminhada pela literatura Sul-Mato-Grosssense”, diz a autora.  Sandra ainda fala dos desdobramentos que um livro pode causar positivamente à sociedade, como a obra de sua autoria “O sono entristecido da lua”, que se tornou uma peça teatral com atores cegos.

  É possível se observar pelos títulos elencados a diversidade dos temas enfocados nessas publicações, cujos projetos são oriundos da comunidade sul-mato-grossense”. Américo Calheiros

livros1

A coleção “Vozes” resgata autores pioneiros em áreas culturais de extrema importância como o teatro, dança, artes plásticas e artesanato consolidando-se por meio dessas publicações. Ainda esse ano será lançado Vozes da Literatura, obras que enriquecem e ampliam a exposição das manifestações culturais de nosso Estado.

Ainda uma publicação que tem se tornado referência para o que é produzido – além de revelar a produção cultural sul-mato-grossense, e, também, pautar as multifacetas culturais – é a Revista Cultura em MS, que foi criada na atual gestão e que está em sua 6ª Edição, com 12.000 exemplares impressos e distribuídos para todo o Mato Grosso do Sul, apresentando um panorama da atualidade cultural no Estado.

FIC – Fundo de Investimentos Culturais

No que diz respeito ao FIC, em seis anos de franca atividade o fundo patrocinou a edição de 114 títulos literários, marcando momento histórico no que se refere às publicações de autores regionais.

Por meio do Fundo, destacam-se títulos como: Arqueologia e paleomeioambiente do Rio Paraná, de Gilson Martins; Constituição dos sujeitos que vivem na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, de Marly Teixeira Morettini; As obras completas de Hélio Serejo, publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de MS (coletânia com dez volumes); Coletânea Tuiuiú, de Sandra Andrade (5 volumes); Memórias da vida de Nishihara-n-chu – Okinawa, de Edna Kohatsou; O Território Ofaié, de Carlos Alberto dos Santos; Estrada de Ferro, de Rodrigo Fernandez; Ciclos econômicos e a produção arquitetônica de Porto Murtinho, de Margareth Escobar Lima Ribas.

Ainda com recursos do FIC, dentre outros foram publicados; Metades de Mim de Thereza Hilcar; Os contadores de causos e a poética dos pantanais, de Ricardo Piereth; A história da música de Mato Grosso do Sul e Antologia de textos da literatura – o primeiro de autoria da escritora Maria da Glória Sá Rosa, e o último em parceria da autora com Maria Adélia Menegazzo – e a Série Memória Sul-Mato-Grossense em três edições, com uma coletânea de 31 livros, que resgata o passado histórico de Mato Grosso do Sul, servindo como fonte para estudantes e pesquisadores, bem como aqueles que se interessem por essa temática.

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, enfatiza a importância desses recursos destinados à produção literária e reitera o compromisso do governo do Estado em promover e difundir a cultura em suas mais diversas vertentes. “É possível se observar pelos títulos elencados a diversidade dos temas enfocados nessas publicações, cujos projetos são oriundos da comunidade sul-mato-grossense”, diz Calheiros.