Artista plástica Silvia Stumpo mostra como trasformar pedaços de vidro em belas obras

ZeroUmInforma/ArteECultura – Quanto tempo leva para um pedaço de vidro se decompor no meio ambiente? Aproximadamente  400 anos. Mas, nas mãos da artista plástica Silvia Stumpo leva apenas 30 horas para se transformar numa bela  obras de arte.  No ano de 1996, Silvia começou a fazer  vitral  em igrejas e ambientes públicos e, a partir disso, ficou preocupada com os garis porque  havia muita sobra de cacos de vidro.  Ela fez uma pesquisa sobre o assunto,  comprou um forno e começou a colocar os  restos de vidros. Sem saber o resultado final da composição, a artista plástica foi se surpreendendo com  as peças que saiam do forno.

Atualmente, Silvia é uma artista renomada e expõe seus trabalhos em vários estados, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e também em Brasília. Em 2012, ela ganhou o prêmio “Top 100” do Sebrae.

“Meu primeiro trabalho como vitralista foi feito no CMO (Comando Militar do Oeste) e gostando de vidros, percebi que era muito perigoso para ser simplesmente descartado no lixão. Pesquisei  no Samu e nas áreas que atendem os acidentes e constatei que era muito grande o número de acidentados com cacos de vidros e que tinha que fazer algo para deixar de jogar simplesmente no lixo este material. Sendo 100% reutilizado, posso fazer vários trabalhos e se não gostar do efeito posso quebrar e fazer novamente e assim estarei  dando minha contribuição para o meio ambiente” conta  a artista plástica.

Foto: Edmir Rodrigues