Bebês e teatro se reconhecem no III Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro

ZeroUmInforma/ArteECultura – Companhias da Europa e do Brasil pioneiras na arte de fazer teatro para bebês estarão em Brasília, até 17 de julho, participando do III Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância no Distrito Federal.

A mostra, há seis anos mantida pela companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, contará nesta edição com poemas cênicos, ode visual de um barítono e um percussionista, filmes, oficina, recital para prematuros e um seminário sobre o Marco Legal da Primeira Infância. Paralelamente às edições realizadas em Brasília, o Festival já circulou pelas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

Com sedes em Madrid (Espanha) e no DF, a companhia La Casa Incierta surgiu na virada do milênio, com olhos exclusivos para primeira infância e tendo à frente o diretor espanhol Carlos Laredo e a atriz e cantora brasileira Clarice Cardell (foto). De lá para cá, o grupo ultrapassou o marco das duas mil apresentações pelo mundo afora, sem contar as conferências e oficinas dirigidas a professores, pais e crianças.

O Cine Brasília também está no circuito, com uma programação gratuita de filmes nacionais e internacionais para os pequenos. E o Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília, recebe três espetáculos de diferentes companhias, especialmente feitos para quem tem menos anos de vida que a conta dos dedos de uma mão. Confira:

Café Frágil
O primeiro espetáculo na Funarte,dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo), é Café Frágil (Desayuno Frágil), montagem de La Casa Incierta para crianças de 0 a 4 anos de idade. Concebida e dirigida pelo dramaturgo espanhol Carlos Laredo, a obra traz à cena o ancestral hábito do desjejum.

Num diálogo aberto com as artes visuais, a montagem remete aos laços culturais, mitológicos, filosóficos e antropológicos que envolvem este primeiro momento do dia. Uma a uma, nove maletas – cada qual com uma diferente versão de café da manhã – vão sendo abertas e exploradas pela atriz e cantora Clarice Cardell.

Além de uma recente turnê pelo Brasil,Café Frágilcontabiliza desde sua estreia, em 2011, mais de 200 apresentações em festivais de países europeus como Portugal, Itália, França, Bélgica e Alemanha.

O Farol
Clarice Cardell retorna ao palco do Teatro Plínio Marcos da Funarte na segunda semana da mostra,dias 9 e 10 de julho (sábado e domingo). Desta vez ela apresenta, ao lado da atriz Fernanda Cabral, o espetáculo de teatro, dança e músicaO Farol (Le Phare/ El Faro), para bebês e crianças até 4 anos de idade.

Espetáculo de repertório da Cia. Studio Sereia (grupo fundado por Fernanda Cabral em 2014),O Farolconta a história de uma menina que não tinha casa, só asas. Após um pouso no mar, a garotinha se percebe uma menina-peixe e ouve uma canção. Ela havia atravessado o oceano e chegado à terra onde sua mãe, encostada em uma árvore, escutava aquela mesma melodia.

O Faroltem criação, direção e atuação assinadas pela dupla Fernanda Cabral e Clarice Cardell, atrizes brasilienses que viveram e fizeram carreira na Espanha. Fernanda Cabral é cantora, compositora e atriz formada em Artes Cênicas pela UnB, especializada em interpretação teatral pela Real Escuela Superior de Arte Dramática de Madrid.

L’Avoir! – Ode Chantée au Savon
O último espetáculo do Festival Primeiro Olhar no Teatro Plínio Marcos da Funarte,dias 16 de 17 de julho (sábado e domingo), é um poema visual e sonoro consagrado a outra forte presença nos rituais cotidianos da humanidade: o sabão.

L’Avoir! Ode Chantée au Savon (Tê-lo! Ode Cantada ao Sabão), do francês Laurent Dupont, é uma montagem da companhia Acta (Association de Création Théâtrale et Audiovisuelle). Com sede em Villiers-le-Bel (França), o grupo é precursor do Teatro para Bebês francês e criador da bienal europeia Premières Rencontres, um festival de teatro destinado à primeira infância em Val d’Oise (França).

Pensada para bebês e crianças a partir dos 18 meses de vida,L’Avoir! – Ode Chantée au Savondistribui pelo palco bacias, panos, lençóis, pedaços de sabão e dois músicos – um barítono e um percurssionista. Juntos, eles provocam os sentidos dos pequenos espectadores, evocam memórias ancestrais e constroem momentos de alegria, inspirados na suscetibilidade e na magia de uma pedra de sabão, que faz espuma, se dissolve na água e lança bolhas no ar.

Programa Cena Aberta Funarte 2016
III Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância
De 27 de junho a 17 de julho

Curadoria:La Casa Incierta(Clarice CardelleCarlos Laredo) | Produção executiva:Clarice Cardell| Curadoria II Festival Comkids:Vanessa Fort| Direção de produção:Claudia Leal| Assistente de produção:Of Produção/Maíra Oliveira| Assessoria de imprensa:Angélica Torres| Administração e contabilidade:Inovar Assessoria| Coordenação técnica:Carlos Laredo| Técnico de luz:Hebert Lins| Regedoria de público:Joaquim RicaldeLucimara Silva| Desenho gráfico:Enrique Lafuente
| Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal

Fonte: Funarte

Foto: Carlos Laredo