Cinema, literatura, teatro e exposições; um pouco de cada para seu fim de semana

Semana de muitas ações no Sesc Cultura, em Campo Grande. Nesta quinta-feira, 31,  o Cine Sesc exibe nas sessões de quinta-feira, às 15h e 19h, o longa “Fausto”, inspirado na obra de Goethe (1926)  e com direção de F.W. Murnau. Neste drama alemão, para vencer uma aposta com um anjo, Mefisto lança uma praga sobre o mundo e, com esse artifício, seduz um velho médico que lhe vende alma em troca de saber.

Também na quinta-feira, às 19  horas, será realizado o primeiro Conversation Club do ano, com  o tema   “The International Day of Happiness”.  O evento é voltado para falantes da língua inglesa, por meio do “Esquina Americana”, parceria do Sesc MS com a Embaixada dos EUA.

Na sexta-feira, 01, às 19 horas, haverá a vernissage da Exposição temporária – “Morrer é coisa de quem vive”,  de Isabê. As visitações estão abertas até o dia 20 de junho, às terças-feiras das 8h às 17h, de quarta a sexta-feira das 12h às 21 horas e aos sábados das 9h às 18 horas.

A exposição parte do pressuposto de que ao pensar sobre o não-morrer e a permanência no presente do instante, a ansie­dade do resultado se dissipa e o desafio de continuar viva ocupa o lugar do devir.

Haverá às 19h30 um encontro de mulheres potentes que se destacam na literatura, na música e no cinema em Mato Grosso do Sul. Participam da ação MULHERIO – um bate-papo empoderado, a ativista guató Gleycielli Nonato, que é escritora, membro da Academia de Letras em MS e autora dos livros Índia do Rio e Vila Pequena: causos, contos e lorotas; Marta Cel, que é cantora e compositora, acadêmica de música (UFMS) e educadora social; a produtora cultural e atriz Pamella Yulle, protagonista do premiado filme Madalena (lançado em 2021, direção de Madiano Marcheti) que denuncia as estatísticas de mortes de pessoas trans no Brasil e a artista visual Márcia Albuquerque, que é mestre em psicologia e integra o coletivo de mulheres artistas Terra Femini e As Descendentes de Lídia.

Encerrando a programação da semana, no sábado, 02, às 17 horas, o espetáculo “O Grandioso mini cirquim” com o grupo Circo do Mato, no átrio. A peça traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo através de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, encantando e divertindo o público.

Exposições – Seguem abertas as visitações, de terça a sábado, às exposições “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”  e “Os Bugres de Conceição”, com peças em diferentes formas e tamanhos.

Biblioteca – Com amplo acervo de títulos, incluindo materiais em inglês, a biblioteca do Sesc Cultura, em Campo Grande, conta com ferramentas que facilitam a escolha e reserva dos títulos. O catálogo é disponibilizado no site Bibliotecas Sesc, com reservas feitas pelo WhatsApp (67) 3311-4417.

A curadoria do Sesc MS indicará para a primeira semana de abril a leitura  da obra “Grandes mulheres que fizeram histórias”, de  Kate Pankhurst, publicado pela V&R Editoras.  Para abril, a seleção de indicações, sempre com obras disponíveis para empréstimo da unidade, contempla livros da literatura infantojuvenil.

Serviço – Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS.