Cristo Redentor ganhará Via-Sacra; acordo de cooperação técnica já foi assinado pelo Iphan

Um dos maiores símbolos do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), deve ganhar uma Via-Sacra entre o Maciço do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor. Um acordo de cooperação técnica assinado na última semana entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro possibilitará a elaboração de projeto que dará vida à celebração. Anualmente, o monumento já recebe, em média, 2 milhões de visitantes.

 

Apoiada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir da iniciativa, devem ser iniciados estudos para seleção de trilhas históricas já existentes na floresta do Corcovado para o trajeto da Paixão de Cristo, em alusão à caminhada de Cristo até o calvário carregando a cruz. O percurso deve contar com placas e sinalizações feitas de materiais biodegradáveis, com instalações previstas para serem finalizadas no final de 2021.

 

De uma beleza ímpar, o Cristo Redentor, do alto do Morro do Corcovado, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. No ano de 2008, o Iphan tombou o Cristo Redentor por sua importância histórica. Já em 2012 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considerou a paisagem urbana da cidade, com o Cristo Redentor, Patrimônio Mundial Cultural.

 

Ontem (1.03), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou da solenidade de início das comemorações pelos 90 anos do monumento, que foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.

 

Fonte: Mtur