Peça ‘Édipo Unplugged’ tem transmissão pela internet; montagem gravada no Teatro Dulcina

Neste domingo (28) será transmitida, com acesso gratuito, pelo YouTube, a gravação do espetáculo Édipo Unplugged, da Companhia Os F. Privilegiados, realizada no Teatro Dulcina, espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte. A montagem, que foi ao ar também na sexta, e sábado, sempre às 20h, é seguida por depoimentos dos integrantes do grupo. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

 

Com texto de Sófocles, tradução de Geir Campos e direção de João Fonseca e Paula Sandroni, Édipo Unplugged estreou em 2004 e, no mesmo ano, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção. A montagem atual – gravada no teatro que abrigou a companhia entre 1991 e 2001 – também presta homenagem ao fundador do grupo, o ator e diretor Antonio Abujamra, falecido em 2015. As transmissões contam com intérprete de libras e audiodescrição.

 

 

A peça

 

O texto grego clássico de Sófocles (497/496 – 406/405 a.C.) narra a descoberta de Édipo, rei de Tebas, sobre os motivos de um castigo divino: uma peste que assola a cidade. Investigações revelam a Édipo e sua mulher, a rainha Jocasta, que eles são os protagonistas da famosa tragédia. A encenação conta apenas com sete cadeiras como cenário e com todos os dez atores com figurinos simples e iguais. “Assim, a montagem destaca o texto de Sófocles e torna a tragédia mais acessível ao público”, comenta a produção.

 

“Queremos aproveitar essa oportunidade para retornar ao Teatro Dulcina, que nos acolheu por uma década e nos recebeu em várias outras ocasiões: na reabertura do teatro, quando comemoramos 20 anos do grupo, em 2011; em um tributo a Abujamra, em 2015; e, recentemente, quando fizemos uma nova homenagem ao nosso mestre, com o espetáculo Abujamra Presente, em 2019”, destaca Filomena Mancuzo, atriz e produtora da Cia.

 

“Remontar um dos maiores sucessos da companhia, um clássico da dramaturgia mundial, com desdobramentos importantes na filosofia e na psicologia, é simbólico em um momento sem precedentes como esse”, observa João Fonseca. “A oportunidade de encenar Édipo Unplugged é, para a companhia, uma forma de remuneração necessária para as 25 pessoas diretamente envolvidas no processo, tanto para os atores como para a equipe técnica, que vêm passando por um momento de escassez”, alerta Filomena Mancuzo.