Bonito: “Gaia, A Mãe Natureza” promove conscientização ambiental por meio da arte

ZeroUmInforma/ArteECultura – Conscientização ambiental por meio da arte, essa foi a proposta do espetáculo “Gaia, a Mãe Natureza”, do grupo Casa de Campo Grande apresentado neste sábado (30/07) ao ar livre na Praça da Liberdade. Cerca de 300 pessoas assistiram a peça, a maioria crianças.

O espetáculo abordou a temática do meio ambiente de forma bem humorada e descontraída. Os atores vestidos de palhaços arrancaram muitas gargalhadas de quem foi assistir, deixando especialmente as crianças encantadas com a performance muito musical. Contextualizando a peça com a cidade de Bonito, alguns lugares turísticos da cidade foram lembrados, levando os presentes a refletirem sobre como cada um tem cuidado do meio ambiente no seu dia a dia.

DSC_9763

O grupo Casa foi criado há quase três anos sendo formado por nove integrantes. A ideia surgiu quando os diretores do grupo, o Fernando Lima e a Lígia Prieto, fizeram um trabalho para o Shopping Bosque dos Ipês onde faziam um espetáculo todos os domingos no local. Numa dessas propostas surgiu então Gaia, A mãe Natureza.

Fernando Lima trabalha com espetáculo para crianças há 20 anos e diz que a grande mensagem que a peça deixa é a relação do homem com a natureza. ”Ele nos lembra que somos filhos da terra, nascemos, morremos e seremos enterrados aqui”, frisa Lima. E ainda diz que a inserção do palhaço dá uma leveza à peça, bem como a trilha musical escolhida , citando uma música emblemática utilizada durante a performance, o Sal da Terra de Flávio Venturini. “A gente foi muito feliz, foi maravilhoso, os depoimentos pós espetáculo foram muito positivos”, disse o diretor referindo-se à receptividade do público.

DSC_9683

Não foram só as crianças que curtiram o espetáculo. A aposentada de 80 anos, Terezinha Gotardo, garantiu sua cadeira na primeira fila para poder acompanhar de perto a peça. “Adorei, gostei muito, principalmente quando ele fala da mãe natureza”, frisou. Já a advogada Ana Luiza que mora em Bonito, também gostou do espetáculo, e disse que o Festival propicia oportunidade de poder adquirir cultura, já que na cidade em dias normais o movimento cultural não é muito forte. Já Igor Holsbach levou o filho e falou que peça teve tudo a ver com cidade. “Bem lúdico, e ainda trabalha a educação dos pequenos desde cedo”, destacou Holsbach.