Minas Trend Primavera Verão 2023 acontece na próxima semana em Belo Horizonte

De portas abertas para os melhores negócios da moda, a 27ª edição do Minas Trend acontece de 19 a 21 de abril e promete reunir lojistas, compradores, influenciadores e formadores de opinião de olho nas tendências Primavera/Verão 2023, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Salão de Negócios vai funcionar presencialmente, de 10h às 20h, com o foco totalmente voltado para as vendas, conectando expositores e clientes. Além disso, a programação on-line vai trazer palestras e lives com especialistas.

Consagrada como a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, o Minas Trend movimenta o mercado nacional e gera milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva. Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o momento promete boas vendas e forte recuperação. “Certamente vamos repetir o sucesso que tivemos na última edição e retornar ao patamar de antes da pandemia. O objetivo é gerar oportunidades para uma das principais cadeias produtivas do país, atuando para consolidarmos bons negócios para o setor, que é um dos mais empregadores do país”, ressalta.

O evento vai reunir cerca de 90 marcas dos segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias, bijuterias e acessórios. Nos últimos anos, empresas do setor têxtil ingressaram no mundo digital para manter os negócios funcionando e alcançarem mais clientes, mas as facilidades virtuais não são suficientes para suprir todas as necessidades de uma marca. As ações on e offline têm que andar juntas para conquistar e fidelizar o público.

 

Quatro razões para você participar de uma feira de moda

 

Agência de Notícias da Indústria separou quatro razões para você participar de uma feira de moda presencial como a Minas Trend. Confira, a seguir:

 

1. Fortalecimento da marca

4 razões para participar de uma feira de moda

Levar sua empresa para os eventos faz com que as pessoas se lembrem dela – e isso inclui clientes antigos, possíveis novos compradores e até mesmo concorrentes.

 

2. Aproximação dos clientes

 

4 razões para participar de uma feira de moda

Em uma feira de moda, o público vem até você. Assim, sua empresa tem a oportunidade de estreitar o relacionamento e entender suas principais dores e desejos.

 

3. Oportunidades de negócios

 

4 razões para participar de uma feira de moda

As feiras trazem oportunidades de negócios, contratos com compradores nacionais e internacionais, além de outros tipos de parcerias.

 

4. Ampliação do networking

 

4 razões para participar de uma feira de moda

As feiras são uma oportunidade para conhecer de forma mais profunda os stakeholders – fornecedores, profissionais capacitados e clientes.

 

Mais sobre a Minas Trend

 

O assunto principal da feira de moda este ano é a importância da sustentabilidade ambiental, social e de gênero nas empresas. A programação é composta por webinarsworkshops e estudos de mercado que trarão ideias, dados e práticas adequadas às realidades das empresas. Com isso, elas poderão se adequar e aperfeiçoar produtos, meios de produção, branding e comunicação a essas tendências, que têm sido fator primordial para a atrair novos clientes dentro e fora do país.

 

Durante o encontro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (CIN), vai promover rodadas de conversas entre os expositores brasileiros com compradores internacionais. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, a visita da Rede CIN ao evento rendeu 103 reuniões para 49 inscritos. Com isso, a instituição movimentou cerca de U$ 6,6 milhões em negócios.

 

O setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação
O setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação

A indústria têxtil no Brasil

 

Conhecido dentro e fora do país pela autenticidade e por grandes recursos, o setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação. Em 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), cerca de 1,36 milhões de pessoas atuavam no setor e desses 60% são mulheres.

 

Além disso, as importações e as exportações de matéria prima e produtos têxteis aumentaram no ano passando. O Ministério da Economia registrou US$ 5,2 bilhões em importações e US$ 1,06 bilhão em exportações em 2021, sem contar com a fibra de algodão.

 

O Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente. Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.