Moinho Cultural lança segunda edição do FEMUP

 

O Moinho Cultural lançou no dia 3 de junho a programação da segunda edição do FEMUP (Festival de Música de Câmara do Pantanal), durante o recital do Duo Charlier & Martinelli. O 1º FEMUP aconteceu em 2021 totalmente on-line. Desta vez, boa parte da programação será presencial.

 

Em julho, entre os dias 3 e 7, serão oferecidas aulas on-line com professores da OSB. Fundada em 1940 pelo Maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país, sendo reconhecida pelo pioneirismo de suas ações: primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

 

Já entre os dias 12 e 15 de julho, serão oferecidas aulas presenciais, com o SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), nas dependências do Moinho Cultural. O SINOS faz parte da parceria ARTE DE TODA GENTE entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da UFRJ e a gestão financeira realizada pela Fundação Universitária José Bonifácio. Tem por objetivo criar uma rede de apoio para projetos sociais que tenham na orquestra sinfônica sua estrutura e também para outras instituições musicais que já atuam na formação artística e pedagógica da orquestra sinfônica.

 

As inscrições para as aulas serão abertas em breve. Os interessados devem acompanhar as redes sociais do Moinho Cultural e fique por dentro das próximas novidades.

 

No dia 15 de julho, a OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) e o Quarteto Toccata se apresentam no Moinho Cultural. O evento é aberto ao público. O Quarteto Toccata, formado pelos violonistas Jardel Tartari, Marcos Araújo, Pieter Rahmeier e Rafael Salgado, estreou em julho de 2010 e objetiva a divulgação, pesquisa e incentivo a criação de novos repertórios para a formação de quarteto de violões.

 

O encerramento do Festival acontecerá no dia 16 de julho, com a apresentação SINOS e o musicista e maestro Eduardo Martinelli, também em evento aberto ao público, no Moinho Cultural.