Movimento Concerto abre temporada com apresentação em homenagem às mulheres

O Movimento Concerto abre a temporada de 2022 em grande estilo com a  Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e a presença de uma  concertista com carreira internacional. A apresentação especial fará uma homenagem às mulheres, com um repertório inédito e comandado pela maestrina Celina Charlier. O concerto será realizado no Teatro Glauce Rocha amanhã, 22, às 20 horas.

 

“A música tem essa capacidade, esse poder de impactar o ser humano, de consolar, de projetá-lo para um mundo distinto e melhor do que aquele que a gente vive no dia a dia. O concerto da Orquestra Sinfônica Municipal é uma abertura deste projeto que está ativo há mais de 10 anos”, celebra o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e coordenador do projeto, Marcelo Fernandes.

 

No último ano, as apresentações foram realizadas no formato remoto, por conta da pandemia. Agora, o Movimento Concerto retorna as atividades presenciais, com transmissão simultânea para todos os Câmpus pelo canal da TV UFMS. 

 

O destaque da noite será a apresentação comandada pela maestrina Celina Charlier. A flautista vive em Nova York há pelo menos duas décadas, onde construiu sua carreira: lecionou na New York University por 18 anos e dirigiu por cinco anos o programa de música da primeira universidade global do mundo, a NYU Abu Dhabi.

 

Para o maestro Jardel Tartari, da Orquestra Sinfônica Municipal, a presença da musicista é importante não só pelo destaque internacional, mas também pelo repertório único. “É o mês das mulheres, contaremos com colaboradoras femininas na orquestra e também teremos essa direção feminina. Além disso, ressalto o fato de ser uma grande musicista, uma regente com muita experiência, com uma seleção de canções voltadas para esta temática feminina”.

 

O diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, maestro Eduardo Martinelli, acredita que o concerto com repertório e condução de Celina Charlier trata-se de mais do que uma homenagem às mulheres. “É um verdadeiro presente para todos nós”, complementa.

 

O maestro Jardel destaca que a história da Orquestra Municipal está diretamente ligada à UFMS. “Essa parceria nasceu junto com a Orquestra. O primeiro concerto foi realizado no Glauce Rocha e a maioria das apresentações aconteceram lá”, lembra.

 

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) de Campo Grande. Ao longo de 2022, estão previstos 13 concertos.

 

FONTE: UFMS

FOTO: FACEBOOK