Música clássica: BBC Proms apresenta no domingo o oratório “A Criação”, de Haydn

Neste domingo (12), confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. O programa traz o oratório “A Criação”, de Haydn, apresentado em 29 de julho de 2019 no Royal Albert Hall, em Londres.

 

A obra-prima “Die Schöpfung” (A criação) foi composta após a primeira visita de Haydn à Inglaterra. Ele havia se inspirado nos famosos oratórios de Handel e recebeu este novo e intrigante libreto, baseado no Livro de Gênesis e no poema “Paraíso Perdido”, de John Milton. Quando voltou para casa, Haydn deu o libreto ao rico entusiasta da música Gottfried van Swieten, que o encurtou e traduziu para o alemão.

 

O maestro desta apresentação é o israelense Omer Meir Wellber, que conduz os artistas ao mesmo tempo em que toca o cravo, na primeira parte da obra, e um fortepiano, na segunda e terceira partes. Ele fez questão de enfatizar o elemento dramático deste oratório, fazendo com que soasse como uma “ópera com baixo contínuo”.

 

Portanto, haverá uma sensação de uma jornada através dos dias da Criação, em termos de cores instrumentais e também de história. Esse oratório de Haydn é estruturado em três partes: A primeira, que será apresentada nesta edição do programa, trata dos quatro primeiros dias da Criação e do aparecimento da luz, terra, mar, vida vegetal e corpos celestes. A interpretação é dos solistas Sarah-Jane Brandon (soprano), Benjamin Hulett (tenor) e Christoph Pohl (barítono), acompanhados pela Orquestra Filarmônica e o Coro Jovem do BBC  Proms, com o maestro Omer Meir Wellber no cravo e regência.

 

BBC Proms vai ao ar neste domingo, às 12h, na MEC FM.