Orquestra Experimental Comunitária da UFMS abre 70 vagas para estudo de música

Estão abertas as inscrições para participar das atividades da Orquestra Experimental Comunitária da UFMS. Ao todo, foram ofertadas 70 vagas para os interessados que possuam um instrumento e conhecimento básico sobre música. Não há taxas de matrícula ou mensalidade e podem participar pessoas da comunidade interna e externa.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, explica que trata-se de uma proposta da Escola de Música e do Núcleo Sinfônico da UFMS. “A Escola de Música retorna com as atividades de forma presencial e a primeira ação do ano é essa parceria com o Núcleo, oferecendo vagas para músicos, que integrarão uma pequena orquestra didática”.

De acordo com o coordenador do Núcleo Sinfônico UFMS, Jorge Geraldo, o processo seletivo oferece vagas para o aprendizado de diversos instrumentos, como sopro, percussão e cordas. Diante do avanço no aprendizado, o grupo poderá realizar apresentações musicais gratuitas para a comunidade.

“A Orquestra Experimental Comunitária tem como objetivo principal oferecer um aprendizado musical coletivo, em nível básico, para pessoas que já tocam um pouquinho o seu instrumento”, detalha. As atividades têm início previsto para o dia 26 de abril.

Inscrições

Para participar, o candidato precisa ter conhecimento para leitura básica de partitura, deve ter ao menos 14 anos de idade, instrumento próprio (com exceção da percussão) e disponibilidade para participar das aulas. As atividades serão realizadas às terças-feiras, das 21h às 22h30, no Teatro do Curso de Música, na Cidade Universitária.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 12 de abril. O candidato deverá preencher o formulário e fazer o upload de um vídeo executando a partitura indicada com o instrumento escolhido.

“Após o envio do vídeo, haverá uma avaliação, conforme os itens elencados no edital. Nós divulgaremos uma lista com os aptos a participar neste semestre. A cada dia 10 de todo mês, nós divulgaremos uma lista de vagas remanescentes para que elas possam ser preenchidas, em caso desistência”, afirma o coordenador.

A divulgação do resultado e a convocação para matrícula estão previstas para o dia 17 de abril. As matrículas serão realizadas entre os dias 18 e 22 de abril.