Pesquisadores da Universidade Estadual de MS lançam livro sobre Arte-Mediação

A pesquisadora Kelly Queiroz dos Santos e o professor Marcos Antônio Bessa-Oliveira (UEMS) lançam, nesta quarta-feira (22), o livro Arte-Mediação: uma proposta outra para pensar a Mediação “Cultural” no ensino de Arte.

 

A obra é baseada na pesquisa e dissertação de Kelly Queiroz do programa de Mestrado Profissional em Educação da UEMS – PROFEDUC, e propõe a (re)verificação dos conceitos estabelecidos até então acerca de Arte, Cultura, Conhecimento e Mediação “Cultural” para desenvolver a Arte-mediação como proposta pedagógica no ensino de Arte.

 

Segundo os autores, ela surge de questionamentos a respeito da complexidade que poderia ser mediar culturas: entendendo que o que acontece é uma troca de conhecimentos entre saberes culturais. “Busca-se uma Arte-mediação como proposta pedagógica que se dá no ensino de Arte entre estudante, professor/a, conteúdo e contexto escolar possibilitando primeiramente aproximações entre esses, para depois proporcionar aproximações entre o estudante e os artistas com suas respectivas produções. E indo um pouco mais além, desejo trazer provocações, reflexões acerca deste corpo que sou que produz arte, cultura e conhecimento, corpo esse que dança. Considerando esse corpo que dança, finalizo com alguns apontamentos do ensino de Dança na educação formal para pensar a mediação artística na linguagem da dança especificamente como projeção da Arte-mediação”, explica a pesquisadora Kelly Queiroz dos Santos, mestre em Educação pelo Profeduc e graduada em Artes Cênicas e Dança, na UEMS.

 

O livro será lançado às 18h, no Rita Café, na Avenida Rita Vieira Andrade, 940, no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande.  A entrada é gratuita.