Série Concertos Sinos apresenta mais uma etapa da oficina ‘Uma Breve História do Choro’

A Fundação Nacional de Artes – Funarte em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta o sexto e o sétimo vídeo da série Concertos Sinos. A nova edição da oficina Uma Breve História do Choro já está disponível no canal Arte de Toda Gente no YouTube e também no site do projeto. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é fruto de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ e integra o programa Arte de Toda Gente, que reúne mais duas ações, os projetos Bossa Criativa e UNO. O Sinos conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

 

Uma Breve História do Choro

 

Os vídeos trazem introduções didáticas de Henrique Cazes, professor de Cavaquinho da Escola de Música da UFRJ; de Everson Morais, arranjador e trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ); e Marcelo Jardim, maestro, professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ. Os mestres analisam as obras de Irineu Almeida, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves Mesquita, Pattápio Silva e Viriato Figueira. A interpretação é do grupo formado pelos sopros e percussão da OSUFRJ, com regência de Marcelo Jardim.

 

Sobre o Concertos Sinos

 

O Concertos Sinos foi criado para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza composições de brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país.

 

Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

 

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

 

Lançado em julho de 2020 e com atividades previstas até o final de 2021, o Sinos é formado por uma rede de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente on-line e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais informações sobre o projeto, entrevistas, concertos, professores, autores, músicos e mestres, acesse o site www.sinos.art.br

 

Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e também no Portal Funarte.