Espetáculo Guadakan será transmitido na TV, no dia 31 de dezembro

 

Depois do espetáculo Moinho In Concert – Guadakan, que, neste ano, foi realizado em formato de aula pública, atrair mais de 2,5 mil pessoas nas quatro apresentações realizadas neste mês, em Corumbá, ele será transmitido na TV Morena, no dia 31 de dezembro, a partir das 14h20min.

 

O espetáculo do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano reuniu mais de 400 crianças e adolescentes, além da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) e Cia. de Dança do Pantanal.

 

“A transmissão na TV é um momento de levar para o mundo a arte que é produzida em Mato Grosso do Sul. Guadakan emocionou e marcou os 18 anos do Moinho Cultural, além de provocar muita reflexão. Acredito que quem assistir na TV vai ter estes mesmos sentimentos despertados”, afirma a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

 

Concebido a partir de um mito guató, o espetáculo une dança contemporânea e orquestra. Diante do mito de Guadakan, o Moinho In Concert leva todos a uma reflexão: “nos incêndios de 2020, mais de 17 milhões de animais vertebrados foram mortos pela ação do fogo no Pantanal. Qual imagem podemos ver no reflexo de suas águas?”.

 

No início da apresentação, o público vê cenas de notícias e entrevistas sobre os focos de incêndio, em 2020. Os ciclos pantaneiros – e da vida também – são representados por uma bailarina vestida de cobra e que passa pelo processo de troca de pele. Já, no fim do espetáculo, sacolas plásticas invadem o palco, levando o público a refletir sobre o que tem feito para preservar e cuidar da natureza e, em especial, do nosso quintal: o Pantanal.

 

A concepção cênica e direção geral é de Márcia Rolon, arranjos e adaptação musical de Eduardo Martinelli. A regência fica por conta de José Maikon Amorim Alves, a coreografia é de Chico Neller e os figurinos de Luiz Gugliatto.

 

O Moinho Cultural tem como patrocinador master o Instituto Cultural Vale. Para o evento, conta com apoio cultural da Fecomércio MS, Sesc MS, Documenta Pantanal, Sebrae e Sesi. A instituição tem patrocínio do Itaú, Visa, Brinks, BTG Pactual, Comper, Hinove Agrociência, Instituto Rodobens, Criança Esperança; e conta com parceria da J.Macêdo e Itaú Social, além de apoio cultural do Instituto Far, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura. As prefeituras de Corumbá, Ladário, Puerto Suárez e Puerto Quijaro, além do IHP, IFMS, UFMS e Acaia Pantanal, são parceiros institucionais. O trabalho é realizado pelo Moinho Cultural, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.