Galeria de Artes Visuais é inaugurada na Cidade Universitária em Campo Grande

Foi  inaugurada ontem (18) a   Galeria de Artes Visuais da UFMS. O espaço terá um calendário contínuo de exposições e está localizado na Cidade Universitária em Campo Grande, no piso térreo do Bloco 8.

O intuito é oferecer a toda a comunidade uma programação artística que promova a ampliação dos repertórios culturais e, também, a medição e expansão do conhecimento adquirido no âmbito acadêmico, integrando as atividades da galeria aos programas institucionais de pesquisa, ensino e extensão.

A primeira exposição, intitulada 4MÚLTIPLOS, reúne trabalhos dos artistas professores que estiveram à frente do desenvolvimento da galeria os professores Constança Lucas, Isaac Camargo, Rafael Maldonado e Sérgio Bonilha.

GAV

“A galeria já era um desejo do curso há alguns anos e decidimos concretizá-lo. Inicialmente, seria inaugurada em 2020, quando o curso de Artes Visuais da UFMS completou 40 anos, mas por conta da pandemia a inauguração teve de ser adiada. Assim, trazemos para o evento de hoje também este importante valor, o curso foi um dos primeiros da Universidade”, contou o professor Rafael.

Para o professor Sérgio, o convívio com uma obra de arte é importante para qualquer pessoa, principalmente para o estudante de Artes Visuais. “Conhecer um espaço como a galeria, que tem condições que, se não ideais, são muito próximas do ideal para a apresentação de uma obra, com a iluminação, a ambientação do espaço arquitetônico, entre outras, torna a experiência ainda mais interessante e isso em si é um grande estímulo para a produção dos estudantes”, disse.

O professor Isaac ressaltou também que a GAV atenderá não só aos estudantes de Artes Visuais, mas à formação acadêmica em geral, uma vez que visa a promover a convivência de todos e de toda a comunidade com as obras expostas. “Temos um acervo grande na Universidade e temos oportunidade agora de fazer algumas exposições, fazer esse acervo circular”, falou.

Inauguração e álbum

A exposição coletiva 4MÚLTIPLOS visa a dar visibilidade aos quatro percursos individuais, exemplificados nas obras que compõem o conjunto exposto. Conforme o professor Rafael, a ideia do múltiplo na Arte é a ideia da obra composta, da obra seriada, da cópia. “O múltiplo é uma modalidade artística que opera nessa perspectiva, de partir de uma obra ou matriz, produzir uma série de trabalhos idênticos e esses trabalhos são determinados em função do interesse da edição que se estabelece por cada artista. Ela quebra um pouco com algumas categorias tradicionais na Arte, porque permite essa reprodução, sem que se perca seu valor de original”, explicou.

Desenhos, gravuras, fotografias, instalações e mídias tecnológicas, entre outros meios, foram utilizados para materializar os sentidos de representação que orientam a concepção dos trabalhos expostos. De acordo com a divulgação, “os temas tratados articulam os elementos do cotidiano e a relação do homem com seu lugar e tempo, exemplificam a pluralidade de ideias que expandem o campo de produção visual, articulando abordagens poéticas/conceituais sobre temas e assuntos que ilustram a diversidade recorrente nos processos de criação de cada artista”.

Além da mostra inaugural, será lançado hoje, 18, um álbum de mesmo título, com trabalhos produzidos pelos artistas professores. “Esse álbum não é feito com técnicas de produção artísticas idênticas. O Rafael trabalha no campo da gravura; o Isaac também no limite da gravura com o objeto, já se apropriando de materiais que não são originalmente entendidos como materiais das técnicas tradicionais da gravura. É o meu caso também, estou usando um material de circuito impresso de eletrônica para produzir imagem, misturando com técnicas muito antigas, no caso a água forte. E a Constança também está usando técnicas digitais e de impressão de altíssima qualidade para fazer o múltiplo dela com uma impressão de super qualidade no papel de algodão”, informou o professor Sérgio.

Exposições

O funcionamento da Galeria de Artes Visuais da UFMS será de terça a sexta-feira, das 14h às 17h. Segundo o professor Rafael, inicialmente os artistas docentes receberão os visitantes para conversar sobre os trabalhos e fazer a mediação. “A ideia é fazer com que tenhamos o máximo possível de aproximação com o público, para a compreensão, para o entendimento do que é a obra artística e das linguagens que estamos operando”, afirmou.

De acordo com o professor Sérgio, o intuito é que futuramente a galeria conte com equipes de mediadores, uma vez que ela funcionará como laboratório para o curso, para que os estudantes também possam aprender e experimentar a atividade da mediação e da educação em espaço expositivo.

O professor Isaac apontou que já estudam a programação para as próximas exposições, com propostas de mostras de ex-professores e de egressos que atuam na área da produção artística. “Ao final do ano teremos também os trabalhos de conclusão de curso dos nossos estudantes”, lembrou.

Mais informações sobre a Galeria de Artes Visuais da UFMS podem ser obtidas no portal da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) ou pelo telefone (67) 3345-7591, na secretaria do curso.